POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O ENSINO NAS FRONTEIRAS.

Autores

  • Sebastião Perez Souza GRADUADO EM PEDAGOGIA, ESPECIALISTA EM EAD, PSICOPEDADOGIA, LIBRAS, TÉCNICO EM LIBRAS, PROFESSOR DA SEDUC-AM
  • Wendell Teles de Lima PÓS DOUTOR EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA UEA-ENS.
  • Luiz Eduardo Castro GRADUANDO EM GEOGRAFIA PELA UEA – ENS.
  • João Luis Ferreira GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR MUNICIPAL DE ENVIRA-AM.
  • Daniela da Silva Ferreira GRADUADA EM BIOLOGIA.
  • Marcelo Lacortt GRADUADO EM MATEMÁTICA, ENGENHEIRO, PROFESSOR DO IFSUL.
  • Ana Maria de Libório de Oliveira GRADUADA EM MATEMÁTICA, PROFESSOR DOUTORA NO ENSINO DAS MATEMÁTICA, PROFESSORA DO IFBR.
  • Davi Alexandre da Costa Flores GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA SEDUC – AM.
  • Glaucia Crista da Silva Freitas GRADUADA EM HISTÓRIA, PROFESSORA DA SEDUC-AM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Gustavo Ferreira Duarte GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA SEDUC-AM.
  • Maércio de Oliveira Costa GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DO IFPI.
  • Francilene dos Santos Cruz GRADUADA EM MATEMÁTICA, DOUTORA EM SOCIEDADE CULTURA NA AMAZÔNIA.
  • Aluízio Lopes da Silva Júnior GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA SEDUC-AM.
  • Maria Auxiliadora Teles de Lima GRADUADA EM ADMINISTRAÇÃO, PÓS GRADUADA EM GESTÃO PÚBLICA-UEA.
  • Hellen Passos Santana GRADUADA EM PEDAGOGIA, ESPECIALISTA ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO – CEAD-UFPI.

Resumo

RESUMO:

Tendo a preocupação como era denominado esse espaço geográfico com uma conotação geopolítica militar, que concebe que esses espaços são regidos pela Segurança Militar, ganhando uma nova conotação com a faixa de fronteira, ressalta-se aqui um novo entendimento desse espaço para além de uma concepção militar, que entende essa parte do território nacional, com suas especificidades, tendo uma dinâmica própria que deve ser ressaltada e compreendida com sua realidade social, notamos a presença das escolas fronteiriças, que tende a ter no seu corpo discente uma grande quantidade de mobilidade de alunos estrangeiros, que formam o quadro escolar dessas escolas fronteiriças, sendo assim, este artigo é baseado em uma metodologia bibliográfica através de artigos de revista indexados e trabalhos acadêmicos, portanto, entender as escolas da faixa de fronteira deve-se atentar peculiaridades nesses espaços geográficos dessa parte da composição do território nacional, com as políticas públicas.    

 

PALAVRAS- CHAVE: faixa de Fronteira, Escolas, Mobilidade Fronteiriça.

 

ABSTRACT: Concerning how this geographical space was called with a military geopolitical connotation, which conceives that these spaces are governed by Military Security, gaining a new connotation with the border strip, we highlight here a new understanding of this space beyond a military conception, which understands this part of the national territory, with its specificities, having its own dynamics that must be highlighted and understood with its social reality, we note the presence of border schools, which tend to have a large amount of mobility in their student body. of foreign students, who form the school staff of these border schools, therefore, this article is based on a bibliographic methodology through indexed magazine articles and academic works, therefore, to understand the schools on the border strip, one must pay attention to peculiarities in these geographic spaces of this part of the composition of the national territory, with public policies.

 

KEYWORDS: Border strip, Schools, Border Mobility.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Perez Souza, GRADUADO EM PEDAGOGIA, ESPECIALISTA EM EAD, PSICOPEDADOGIA, LIBRAS, TÉCNICO EM LIBRAS, PROFESSOR DA SEDUC-AM

GRADUADO EM PEDAGOGIA, ESPECIALISTA EM EAD, PSICOPEDADOGIA, LIBRAS, TÉCNICO EM LIBRAS, PROFESSOR DA SEDUC-AM.

Wendell Teles de Lima, PÓS DOUTOR EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA UEA-ENS.

PÓS DOUTOR EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA UEA-ENS.

Luiz Eduardo Castro, GRADUANDO EM GEOGRAFIA PELA UEA – ENS.

GRADUANDO EM GEOGRAFIA PELA UEA – ENS.

João Luis Ferreira, GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR MUNICIPAL DE ENVIRA-AM.

GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR MUNICIPAL DE ENVIRA-AM.

Daniela da Silva Ferreira, GRADUADA EM BIOLOGIA.

GRADUADA EM BIOLOGIA.

Marcelo Lacortt, GRADUADO EM MATEMÁTICA, ENGENHEIRO, PROFESSOR DO IFSUL.

GRADUADO EM MATEMÁTICA, ENGENHEIRO, PROFESSOR DO IFSUL.

Ana Maria de Libório de Oliveira, GRADUADA EM MATEMÁTICA, PROFESSOR DOUTORA NO ENSINO DAS MATEMÁTICA, PROFESSORA DO IFBR.

GRADUADA EM MATEMÁTICA, PROFESSOR DOUTORA NO ENSINO DAS MATEMÁTICA, PROFESSORA DO IFBR.

Davi Alexandre da Costa Flores, GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA SEDUC – AM.

GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA SEDUC – AM.

Glaucia Crista da Silva Freitas, GRADUADA EM HISTÓRIA, PROFESSORA DA SEDUC-AM.

GRADUADA EM HISTÓRIA, PROFESSORA DA SEDUC-AM.

Gustavo Ferreira Duarte, GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA SEDUC-AM.

GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA SEDUC-AM.

Maércio de Oliveira Costa, GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DO IFPI.

GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DO IFPI.

Francilene dos Santos Cruz, GRADUADA EM MATEMÁTICA, DOUTORA EM SOCIEDADE CULTURA NA AMAZÔNIA.

GRADUADA EM MATEMÁTICA, DOUTORA EM SOCIEDADE CULTURA NA AMAZÔNIA.

Aluízio Lopes da Silva Júnior, GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA SEDUC-AM.

GRADUADO EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DA SEDUC-AM.

Maria Auxiliadora Teles de Lima, GRADUADA EM ADMINISTRAÇÃO, PÓS GRADUADA EM GESTÃO PÚBLICA-UEA.

GRADUADA EM ADMINISTRAÇÃO, PÓS GRADUADA EM GESTÃO PÚBLICA-UEA.

Hellen Passos Santana, GRADUADA EM PEDAGOGIA, ESPECIALISTA ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO – CEAD-UFPI.

GRADUADA EM PEDAGOGIA, ESPECIALISTA ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO – CEAD-UFPI.

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

Downloads

Publicado

2025-03-06