POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O ENSINO NAS FRONTEIRAS.
Resumo
RESUMO:
Tendo a preocupação como era denominado esse espaço geográfico com uma conotação geopolítica militar, que concebe que esses espaços são regidos pela Segurança Militar, ganhando uma nova conotação com a faixa de fronteira, ressalta-se aqui um novo entendimento desse espaço para além de uma concepção militar, que entende essa parte do território nacional, com suas especificidades, tendo uma dinâmica própria que deve ser ressaltada e compreendida com sua realidade social, notamos a presença das escolas fronteiriças, que tende a ter no seu corpo discente uma grande quantidade de mobilidade de alunos estrangeiros, que formam o quadro escolar dessas escolas fronteiriças, sendo assim, este artigo é baseado em uma metodologia bibliográfica através de artigos de revista indexados e trabalhos acadêmicos, portanto, entender as escolas da faixa de fronteira deve-se atentar peculiaridades nesses espaços geográficos dessa parte da composição do território nacional, com as políticas públicas.
PALAVRAS- CHAVE: faixa de Fronteira, Escolas, Mobilidade Fronteiriça.
ABSTRACT: Concerning how this geographical space was called with a military geopolitical connotation, which conceives that these spaces are governed by Military Security, gaining a new connotation with the border strip, we highlight here a new understanding of this space beyond a military conception, which understands this part of the national territory, with its specificities, having its own dynamics that must be highlighted and understood with its social reality, we note the presence of border schools, which tend to have a large amount of mobility in their student body. of foreign students, who form the school staff of these border schools, therefore, this article is based on a bibliographic methodology through indexed magazine articles and academic works, therefore, to understand the schools on the border strip, one must pay attention to peculiarities in these geographic spaces of this part of the composition of the national territory, with public policies.
KEYWORDS: Border strip, Schools, Border Mobility.
Downloads
