PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DE APTIDÃO FÍSICA DOS UNIVERSITÁRIOS DO AMAZONAS: UM ESTUDO NA UFAM.

Autores

  • Vitória Luiza Abreu Almeida Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). 
  • Daurimar Pinheiro Leão Professor da FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.
  • Derick Samuel Alves Leão Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
  • Ivan de Jesus Ferreira Professor da FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

 

RESUMO

 A Educação Física é uma área de estudo que tem um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos. Ela tem ganhado cada vez mais destaque ao longo dos anos, principalmente por promover a saúde e o bem-estar através de atividades físicas, exercícios e esportes. Além disso, a Educação Física também contribui para o desenvolvimento mental, emocional e social dos indivíduos, tornando-a uma área de estudo extremamente relevante. No âmbito da Educação Física e Esporte, uma área de investigação que tem chamado bastante atenção é a aptidão física. A aptidão física é fundamental para implementar a qualidade de vida dos praticantes, pois envolve o estudo de treinos e exercícios que contribuem para a adoção de um estilo de vida saudável. Diante disso, nossa investigação visou caracterizar a antropometria física e a aptidão física dos acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas, regularmente matriculados no ano de 2024. A amostra foi constituída por acadêmicos de ambos os sexos regularmente matriculados nos cursos de graduação do ano de 2024, sem evasão, acima de 18 anos. Para determinação do perfil antropométrico foram utilizadas as medidas antropométricas de peso corporal, estatura, envergadura e parâmetros de bioimpedância. Para determinação da aptidão física foram utilizados os testes de desempenho motor de sentar-e-alcançar, abdominal modificado de 60s; força de salto horizontal, força de salto vertical, teste de 4 x 4, corrida de 30 metros e corrida/caminhada de 12 de minutos, conforme protocolo do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR, 2021). Os resultados desta pesquisa reforçam a importância de promover hábitos saudáveis e incentivar a prática regular de atividades físicas no ambiente acadêmico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes universitários.

Palavras-chave: Aptidão física; Antropometria; Educação Física; Universitários.

ABSTRAC

 Physical Education is an area of study that has a significant impact on the quality of life of individuals. It has gained increasing prominence over the years, mainly for promoting health and well-being through physical activities, exercise and sports. In addition, Physical Education also contributes to the mental, emotional and social development of individuals, making it an extremely relevant area of study. Within the scope of Physical Education and Sports, one area of research that has attracted a lot of attention is physical fitness. Physical fitness is essential to implement the quality of life of practitioners, as it involves the study of training and exercises that contribute to the adoption of a healthy lifestyle. In view of this, our research aimed to characterize the physical anthropometry and physical fitness of undergraduate students at the Federal University of Amazonas, regularly enrolled in 2024. The sample consisted of students of both sexes regularly enrolled in undergraduate courses in 2024, without dropouts, and over 18 years of age. Anthropometric measurements of body weight, height, wingspan, and bioimpedance parameters were used to determine the anthropometric profile. The following tests were used to determine physical fitness: sit-and-reach, 60-s modified sit-up, horizontal jump strength, vertical jump strength, 4 x 4 test, 30-meter run, and 12-minute run/walk, according to the protocol of the Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR, 2021). The results of this research reinforce the importance of promoting healthy habits and encouraging regular physical activity in the academic environment, contributing to improving the quality of life of university students.

Keywords: Physical fitness; Anthropometry; Physical education; University students.

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Biografia do Autor

Vitória Luiza Abreu Almeida, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). 

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). 
Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano 
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Daurimar Pinheiro Leão, Professor da FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.


Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano.
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Derick Samuel Alves Leão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano.
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ivan de Jesus Ferreira, Professor da FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano.
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Ivan Ferreira (2025).

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Publicado

2025-03-06