A PRÁTICA EDUCATIVA DE PROJETOS: EXPLORANDO A EFICÁCIA DA ABORDAGEM EM UM ESTUDO DE CASO.

Autores

  • Marineide de Sousa Barbosa Graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).
  • Marinalva de Sousa Barbosa Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Resumo

RESUMO

O estudo da prática educativa de projetos: explorando a eficácia da abordagem em um estudo de caso é motivado pela questão de investigação: a aprendizagem baseada em projetos pode ser implementada no contexto escolar atual? O objetivo do estudo é conhecer um caso concreto de escola que utiliza a metodologia de aprendizagem baseada em projetos como abordagem de ensino. A estrutura do texto está organizada em três partes: contexto da prática educativa de projetos; a prática educativa baseada em projetos; o papel do professor na aprendizagem baseada em projetos. Realizou-se pesquisa com enfoque qualitativo com perspectiva fenomenológica, especificamente, o estudo de caso único. Os dados foram coletados por pesquisa bibliográfica, entrevistas, observação e pesquisa documental, sendo analisados por meio da triangulação dos dados.  Os resultados apontam que é possível trabalhar com aprendizagem baseada em projetos. O caso estudado conta com seis projetos, sendo um premiado pelo MEC. Foi possível aprender sobre esta metodologia e verificar a necessidade de mais estudos e capacitação sobre o tema. 

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos; práticas educativas; metodologias ativas.

 

RESUMEN

El estudio de la práctica educativa de los proyectos: explorar la efectividad del enfoque en un estudio de caso está motivado por la pregunta de investigación: ¿se puede implementar el aprendizaje basado en proyectos en el contexto escolar actual? El objetivo del estudio es conocer un caso concreto de una escuela que utiliza la metodología del aprendizaje basado en proyectos como enfoque de enseñanza. La estructura del texto está organizada en tres partes: contexto de la práctica educativa de los proyectos; práctica educativa basada en proyectos; El papel del profesor en el aprendizaje basado en proyectos. Se realizó una investigación cualitativa con una perspectiva fenomenológica, específicamente, el estudio de caso único. Los datos fueron recolectados por investigación bibliográfica, entrevistas, observación e investigación documental, siendo analizados a través de la triangulación de los datos.  Los resultados indican que es posible trabajar con el aprendizaje basado en proyectos. El caso estudiado cuenta con seis proyectos, uno de los cuales fue premiado por el MEC. Fue posible conocer esta metodología y constatar la necesidad de más estudios y capacitaciones sobre el tema. 

Palabras chave: Aprendizaje basado en proyectos; prácticas educativas; metodologías activas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineide de Sousa Barbosa, Graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

Graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). E-mail: neide.mari.b@gmail.com

Marinalva de Sousa Barbosa, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Especialista em Gestão escolar pelo Instituto Camilo Filho. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: profa.dra.mari.barbosa@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

Downloads

Publicado

2025-03-06