VANTAGENS E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO.

Autores

  • Marineide de Sousa Barbosa Graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).
  • Marinalva de Sousa Barbosa Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Resumo

RESUMO

A utilização das oficinas pedagógicas é o tema que se propõe abordar neste estudo. Trata-se da necessidade de verificar se as escolas no contexto de educação integral estão utilizando estratégias de ensino inovadoras como oficinas pedagógicas para atingir este fim. O objetivo geral deste estudo é, portanto, verificar na escola campo de estudo a utilização da oficina pedagógica como estratégia de ensino. Identificar as vantagens da utilização das oficinas pedagógicas como estratégia de ensino e identificar os desafios na utilização das oficinas pedagógicas como estratégia de ensino para os professores da escola campo de estudo são os objetivos específicos. Os autores basilares são Gardner (1995), Goleman (2012), Morin (2000) que sustentam a teoria desenvolvida por Souza (2023), Andrade (2022), Baum & Wolff (2018). Utilizou-se, portanto de metodologia com enfoque qualitativo de natureza básica e nível de profundidade descritivo, partindo de estudos teóricos, mas recorrendo também a textos legais e a documentos, chegando à prática onde foi aplicada uma entrevista. Os resultados apontam a confirmação de que as oficinas pedagógicas são uma importante estratégia de ensino com vantagens, mas com desafios a serem superados para o pleno uso.

Palavras-chave: oficinas pedagógicas, estratégias inovadoras, interdisciplinaridade, educação integral, motivação. 

 

ABSTRACT

The use of pedagogical workshops is the theme that is proposed to address in this study. It is about the need to verify if schools in the context of integral education are using innovative teaching strategies such as pedagogical workshops to achieve this end. The general objective of this study is, therefore, to verify in the school field of study the use of the pedagogical workshop as a teaching strategy. Identifying the advantages of using pedagogical workshops as a teaching strategy and identifying the challenges in using pedagogical workshops as a teaching strategy for teachers of the school field of study are the specific objectives. The basic authors are Gardner (1995), Goleman (2012), Morin (2000) who support the theory developed by Souza (2023), Andrade (2022), Baum & Wolff (2018). Therefore, we used a methodology with a qualitative focus of a basic nature and a level of descriptive depth, starting from theoretical studies, but also using legal texts and documents, arriving at the practice where an interview was applied. The results indicate the confirmation that pedagogical workshops are an important teaching strategy with advantages, but with challenges to be overcome for full use.

Keywords: pedagogical workshops, innovative strategies, interdisciplinarity, integral education, motivation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineide de Sousa Barbosa, Graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

Graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). E-mail: neide.mari.b@gmail.com

Marinalva de Sousa Barbosa, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Especialista em Gestão escolar pelo Instituto Camilo Filho. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail: profa.dra.mari.barbosa@gmail.com

 

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

Downloads

Publicado

2025-03-06