A INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA.

Autores

  • Giocemar Nunes Santos Corrêa Especialista em psicologia humanista e Fenomenológica, Dom Alberto/ Faveni 2024. Especialista em Ensino de Filosofia, UFPEL, 2024. Graduando em pedagogia, FURG.
  • Genilsia das Neves Cassiano Faculdade FAMART, 2024. Professora autônoma e conteudista, elaboradora de ítens em áreas pedagógicas e disciplinas do Ensino Fundamental I e II. Na CPA- Comunidade Professor Autor.

Resumo

RESUMO

Este artigo possui seu foco na reflexão sobre os processos de inclusão da pessoa com surdocegueira, de modo especial no ambiente escolar. Não se busca aprofundar a história e a conceituação, no entanto, o artigo inicia com uma introdução onde se expõe a contextualização do tema da inclusão e da surdocegueira e depois com um breve histórico sobre a inclusão das pessoas com necessidades especiais. Segue-se com a inclusão no ambiente escolar e depois reflete-se sobre os riscos de uma falsa inclusão que gere ainda mais exclusão institucionalizada. Após este aprofundamento sobre a inclusão, o artigo continua com foco na surdocegueira e sua explicação e depois na inclusão da pessoa com esta dificuldade no mundo da escola. A ultima parte do artigo encontramos uma reflexão sobre a educação especial o AEE, com foco no acolhimento de pessoas surdocegas. Conclui-se que a inclusão da pessoa com surdocegueira é algo que vai além de uma política educacional, mas é uma obrigação social, uma questão humanitária. Significa que a inclusão precisa ser uma bandeira de todos profissionais da educação e, a todo instante e, isto é o que pensamos também. 

Palavras chaves: Surdocegueira. Inclusão. Acolhimento. Educação. Deficiência.

 

ABSTRACT 

This article focuses on reflecting on the processes of inclusion of people with deafblindness, particularly in the school environment. It does not aim to delve into the history and conceptualization of the topic; however, the article begins with an introduction that presents the contextualization of inclusion and deafblindness, followed by a brief historical overview of the inclusion of people with special needs. Next, it discusses inclusion in the school environment and reflects on the risks of false inclusion that may lead to even greater institutionalized exclusion. After this in-depth discussion on inclusion, the article shifts its focus to deafblindness, providing an explanation of the condition and addressing the inclusion of individuals with this challenge in the school setting.The final section of the article presents a reflection on special education and Specialized Educational Assistance (AEE), emphasizing the importance of welcoming people with deafblindness. The conclusion asserts that the inclusion of people with deafblindness goes beyond an educational policy; it is a social obligation and a humanitarian issue. This means that inclusion must be a commitment embraced by all education professionals at all times, and that is also our belief.

Keywords: Deafblindness. Inclusion. Welcoming. Education. Disability.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giocemar Nunes Santos Corrêa, Especialista em psicologia humanista e Fenomenológica, Dom Alberto/ Faveni 2024. Especialista em Ensino de Filosofia, UFPEL, 2024. Graduando em pedagogia, FURG.

Psicólogo e professor de filosofia. Técnico de Segurança do Trabalho professor autor conteudista pela CPA. Graduado em psicologia pela Fadergs, 2024. Graduado/ Licenciatura em Filosofia pela UFPEL 2022. Graduado em Teologia pela ESTEF, 2012. Especialista em psicologia humanista e Fenomenológica, Dom Alberto/ Faveni 2024. Especialista em Ensino de Filosofia, UFPEL, 2024. Graduando em pedagogia, FURG. E-mail: giocemar.nunes@gmail.com

Genilsia das Neves Cassiano, Faculdade FAMART, 2024. Professora autônoma e conteudista, elaboradora de ítens em áreas pedagógicas e disciplinas do Ensino Fundamental I e II. Na CPA- Comunidade Professor Autor.

Professora de educação infantil e dos anos Iniciais, na rede municipal de Tupãssi-PR. Professora de educação especial e professora de música. Graduada em Pedagogia. Faculdade Unipar,2018. Pós-Graduada em Avaliação Educacional. Pela Comunidade Professor Autor CPA, 2023.Pós-Graduada em Artes e Educação; Faculdade Dom Alberto, 2023. Pós-Graduada em Educação Especial. Faculdade FAMART, 2024. Professora autônoma e conteudista, elaboradora de ítens em áreas pedagógicas e disciplinas do Ensino Fundamental I e II. Na CPA- Comunidade Professor Autor. E-mail: genilsia.neves.silva@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

Downloads

Publicado

2025-03-06