A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE RECURSOS.

Autores

  • Paula Stephanny Barbosa Pereira Graduanda em geografia UEA-ENS.
  • Sebastião Perez Souza Professor da SEDUC- AM.
  • Luis Eduardo Castro Graduando em geografia UEA - ENS.
  • Daniela da Silva Ferreira Graduada em biologia.
  • João Luís Ferreira Graduado em geografia.
  • Wendell Teles de Lima Pós-doutor em geografia, professor da UEA - ENS.
  • Ana Maria Libório de Oliveira Professora doutora no ensino da matemática, professora do IFBR.
  • Marcelo Lacortt Professor Mestre, em engenharia, professor do IFSUL.
  • Aluizio Lopes da Silva Junior Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.
  • Gustavo Ferreira Duarte Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.
  • Maércio de Oliveira Costa Graduado em geografia, professor mestre, professor do IFPI.
  • Davi Alexandre da Costa Flores Graduado em geografia, professor da SEDUC – AM.
  • Francilene dos Santos Cruz Professora doutora Sociedade e Cultura da Amazônia, professora da UEA - CSTB.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO 

A educação ambiental como instrumento na sala de recursos é essencial para promover a conscientização ecológica e incentivar práticas sustentáveis entre os alunos com necessidades educacionais específicas, que também constituem a base da sociedade. Esse espaço inclusivo permite adaptar conteúdos e metodologias, respeitando as particularidades de cada estudante, enquanto desenvolve a responsabilidade socioambiental. Atividades práticas e interativas, como reciclagem, hortas e debates, fortalecem o vínculo com o meio ambiente, despertando o senso de pertencimento e cidadania. Além disso, a abordagem contribui para formar indivíduos críticos e comprometidos com a preservação ambiental, ampliando o impacto da educação ambiental para além do contexto escolar. Segundo Freire (1996), a educação deve ser libertadora, promovendo o senso crítico e a transformação social.

Palavras-chave: Cidadania, Indivíduos Críticos, Educação Ambiental.   

 

ABSTRACT   

Environmental education as a tool in the resource room is essential for promoting ecological awareness and encouraging sustainable practices among students with specific educational needs, who also form the basis of society. This inclusive space allows content and methodologies to be adapted, respecting the particularities of each student, while developing socio-environmental responsibility. Practical and interactive activities, such as recycling, vegetable gardens and debates, strengthen the bond with the environment, awakening a sense of belonging and citizenship. In addition, the approach contributes to forming critical individuals committed to environmental preservation, extending the impact of environmental education beyond the school context. According to Freire (1996), education must be liberating, promoting critical thinking and social transformation.

Keywords: Citizenship, Critical Individuals, Environmental Education.

 

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Biografia do Autor

Paula Stephanny Barbosa Pereira, Graduanda em geografia UEA-ENS.

Graduanda em geografia UEA-ENS.

Sebastião Perez Souza, Professor da SEDUC- AM.

Graduado em pedagogia, especialista em EAD, psicopedagogia, libras, técnico em libras, professor da SEDUC- AM.

Luis Eduardo Castro, Graduando em geografia UEA - ENS.

Graduando em geografia UEA - ENS.

Daniela da Silva Ferreira, Graduada em biologia.

Graduada em biologia.

João Luís Ferreira, Graduado em geografia.

Graduado em geografia.

Wendell Teles de Lima, Pós-doutor em geografia, professor da UEA - ENS.

Pós-doutor em geografia, professor da UEA - ENS.

Ana Maria Libório de Oliveira, Professora doutora no ensino da matemática, professora do IFBR.

Professora doutora no ensino da matemática, professora do IFBR.

Marcelo Lacortt, Professor Mestre, em engenharia, professor do IFSUL.

Professor Mestre, em engenharia, professor do IFSUL.

Aluizio Lopes da Silva Junior, Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Gustavo Ferreira Duarte, Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Graduado em geografia, professor da SEDUC - AM.

Maércio de Oliveira Costa, Graduado em geografia, professor mestre, professor do IFPI.

Graduado em geografia, professor mestre, professor do IFPI.

Davi Alexandre da Costa Flores, Graduado em geografia, professor da SEDUC – AM.

Graduado em geografia, professor da SEDUC – AM.

Francilene dos Santos Cruz, Professora doutora Sociedade e Cultura da Amazônia, professora da UEA - CSTB.

Professora doutora Sociedade e Cultura da Amazônia, professora da UEA - CSTB.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Titular Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM – Universidade Federal do Amazonas. E—mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Fonte: Kydroges (2020).

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Publicado

2024-12-12