GESTÃO DO CONHECIMENTO: DIFICULDADES NO COMPARTILHAMENTO DO APRENDIZADO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA.
Resumo
RESUMO
A gestão do conhecimento é especializada como um processo que começa com a definição dos objetivos estratégicos de uma organização utilizando práticas para identificar, desenvolver, capturar e disseminar conhecimento útil. Assim, o artigo objetivou, em nível macro, interpretar como as dificuldades enfrentadas pelos docentes da Universidade Pública em compartilhar o conhecimento adquirido nas ações de formação afetam a eficiência da gestão do conhecimento na instituição. Este artigo deu preferência à metodologia etnográfica, cujo foco principal é o estudo da cultura e do comportamento de determinados grupos sociais. Literalmente, etnografia significa descrição cultural de um povo (do grego ethnos, que significa nação e/ou povo, e graphein, que significa). escrita). Diante do estudo exploratório realizado com base na literatura sobre gestão do conhecimento, parece que as dificuldades no compartilhamento da aprendizagem impactam diretamente na eficácia da gestão do conhecimento em uma universidade pública. As barreiras identificadas, como a falta de incentivos institucionais e a resistência dos professores, surgem como obstáculos importantes que devem ser superados. Além disso, a ausência de uma cultura organizacional que valorize a disseminação do conhecimento agrava estas dificuldades, demonstrando a necessidade urgente de intervenção estratégica.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Aprendizagem e Universidade Pública.
KNOWLEDGE MANAGEMENT: DIFFICULTIES IN SHARING LEARNING WITHIN THE PUBLIC UNIVERSITY CONTEXT
ABSTRACT
Knowledge management is specialized as a process that begins with the definition of an organization's strategic objectives using practices to identify, develop, capture and disseminate useful knowledge. Thus, the article aimed, at a macro level, to interpret how the difficulties faced by Public University professors in sharing knowledge acquired in training actions affect the efficiency of knowledge management in the institution. This article preferred the ethnographic methodology, whose main focus is the study of the culture and behavior of certain social groups. Literally, ethnography means cultural description of a people (from the Greek ethnos, meaning nation and/or people and graphein, meaning writing). In view of the exploratory study carried out based on the literature on knowledge management, it seems that the difficulties in sharing learning directly impact the effectiveness of knowledge management in a public university. The identified barriers, such as the lack of institutional incentives and the resistance of teachers, emerge as important obstacles that must be overcome. Furthermore, the absence of an organizational culture that values the dissemination of knowledge exacerbates these difficulties, demonstrating the urgent need for strategic intervention.
Keywords: Knowledge Management. Learning and Public University.