9. IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO.

Autores

  • Rafaela Natali Vasconcelos Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC).
  • Laisa Rodrigues de Sousa Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC).
  • Nalim Christiny de Moraes Santos Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC).
  • Pedro Henrique Carreira Toledo Carvalho Graduando do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC).
  • Silvia Cristina Martini Pós-doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Fabiano Bezerra Menegídio Doutor em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
  • Daieny Panhan Theodório Doutora em Engenharia Biomédica (UMC).

Resumo

RESUMO 

Introdução: os cuidadores de crianças do espectro autista (TEA) descreveram o período pandêmico de Covid-19 como desafiador, relatando piora dos problemas comportamentais de seus filhos, principalmente na comunicação, interação social e demonstração de afeto. Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 no comportamento de crianças do espectro autista por meio do relato dos cuidadores. Método: O estudo pode ser classificado como descritivo, quali-quantitativo do tipo transversal. O instrumento aplicado foi um questionário virtual de 23 questões adaptado do Inventário disponibilizado a cuidadores de crianças com autismo por meio das redes sociais. A análise estatística foi descritiva com base nos dados coletados, seguida de um teste de normalidade. Resultados: Foram coletadas informações sobre 33 infantes. No que se refere a interação social, as crianças com TEA apresentaram melhora na relação com os pais após a pandemia, contudo uma piora com outros indivíduos da mesma idade. A maioria dos cuidadores relatou impacto durante a pandemia, sendo a agressividade, ansiedade, comunicação, crises de choro e desenvolvimento na fala os principais aspectos apontados por eles. Conclusão: A pandemia de Covid-19 trouxe impactos comportamentais em crianças autistas. Neste cenário, o confinamento agravou em aspectos psicológicos, emocionais e sociais nos padecentes.

Palavras-chave: Autismo. Covid-19. Criança. Pandemia. 

 

ABSTRACT 

Introduction: Caregivers of children on the autism spectrum (ASD) described the Covid-19 pandemic period as challenging, reporting a worsening of their children's behavioral problems, especially in communication, social interaction and showing affection. Objective: Evaluate the impact of the Covid-19 pandemic on the behavior of children on the autism spectrum through the reports of caregivers. Method: A cross-sectional qualitative-quantitative study was carried out. A 23-question virtual questionnaire adapted from the Inventory was made available to caregivers of children with autism through social networks. For statistical analysis, the data collected was descriptive, followed by a normality test. Results: Information was collected on 33 infants. Regarding social interaction, children with ASD showed an improvement in their relationship with their parents after the pandemic, but a worsening with other individuals of the same age. Most caregivers reported an impact during the pandemic, with aggression, anxiety, communication, crying spells and speech development being the main aspects highlighted by them. Conclusion: The Covid-19 pandemic had behavioral impacts on autistic children. In this scenario, confinement worsened the psychological, emotional and social aspects of patients.

Keywords: Autism. Covid-19. Child. Pandemic.

 

 

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Biografia do Autor

Rafaela Natali Vasconcelos, Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC).

Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC). E-mail: rafa.vas.ts@gmail.com.

Laisa Rodrigues de Sousa, Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC).

Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC). E-mail: laisaar.sousa@gmail.com.

Nalim Christiny de Moraes Santos, Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC).

Graduanda do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC). E-mail: nalimmoraes@gmail.com

Pedro Henrique Carreira Toledo Carvalho, Graduando do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC).

Graduando do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC). E-mail: pedroocarreira@gmail.com.

Silvia Cristina Martini, Pós-doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP).

Pós-doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

E-mail: silviac@umc.br.

Fabiano Bezerra Menegídio, Doutor em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Doutor em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Especialista em MBA em Empreendedorismo e Negócios Digitais pela Faculdade Focus (FOCUS). Especialista em Computação Forense pela Faculdade Focus (FOCUS). Especialista em Gestão da Tecnologia de Informação pela Faculdade Focus (FOCUS). Especialista em Redes Estruturadas de Computadores pelo Centro de Estudos de Especialização e Extensão (CENES). Especialista em Gestão de Riscos e Cibersegurança pelo Centro de Estudos de Especialização e Extensão (CENES). Especialista em Administração de Servidores Linux pela Faculdade Focus (FOCUS). Especialista em Segurança da Informação pelo Centro de Estudos de Especialização e Extensão (CENES). Especialista em Administração de Servidores Windows pela Faculdade Focus (FOCUS). Especialista em Computação em Nuvem e Aplicativos Móveis pelo Centro de Inovação VincIT (UNICIV). Especialista em Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Science pelo Centro de Inovação VincIT (UNICIV). Especialista em MBA em Big Data e Inteligência na Gestão de Dados pelo Centro de Inovação VincIT (UNICIV). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Graduado em Formação Específica em Gestão Ambiental pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

E-mail: fabianomenegidio@umc.br.

Daieny Panhan Theodório, Doutora em Engenharia Biomédica (UMC).

Doutora em Engenharia Biomédica (UMC), mestre em Psicologia Escolar (PUC-Campinas), especialista em Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR-Campinas), especialista em Neuropsicologia (UMC), Psicóloga formada pela UMC. Pós-doutoranda em Engenharia Biomédica (UMC). Leciona no curso de graduação em Psicologia na UMC e é docente/pesquisadora no curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicogerontologia do Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa. Tem experiência na área de psicologia com ênfase em transtornos de aprendizagem, desenvolvimento típico e atípico, orientação profissional e avaliação neuropsicológica.

E-mail: daienytheodorio@umc.br.

Fonte: Rafaela Natali Vasconcelos; Laisa Rodrigues de Sousa; Nalim Christiny de Moraes Santos; Pedro Henrique Carreira Toledo Carvalho; Silvia Cristina Martini; Fabiano Bezerra Menegídio (2024).

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Publicado

2024-09-25