9. IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO.
Resumo
RESUMO
Introdução: os cuidadores de crianças do espectro autista (TEA) descreveram o período pandêmico de Covid-19 como desafiador, relatando piora dos problemas comportamentais de seus filhos, principalmente na comunicação, interação social e demonstração de afeto. Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 no comportamento de crianças do espectro autista por meio do relato dos cuidadores. Método: O estudo pode ser classificado como descritivo, quali-quantitativo do tipo transversal. O instrumento aplicado foi um questionário virtual de 23 questões adaptado do Inventário disponibilizado a cuidadores de crianças com autismo por meio das redes sociais. A análise estatística foi descritiva com base nos dados coletados, seguida de um teste de normalidade. Resultados: Foram coletadas informações sobre 33 infantes. No que se refere a interação social, as crianças com TEA apresentaram melhora na relação com os pais após a pandemia, contudo uma piora com outros indivíduos da mesma idade. A maioria dos cuidadores relatou impacto durante a pandemia, sendo a agressividade, ansiedade, comunicação, crises de choro e desenvolvimento na fala os principais aspectos apontados por eles. Conclusão: A pandemia de Covid-19 trouxe impactos comportamentais em crianças autistas. Neste cenário, o confinamento agravou em aspectos psicológicos, emocionais e sociais nos padecentes.
Palavras-chave: Autismo. Covid-19. Criança. Pandemia.
ABSTRACT
Introduction: Caregivers of children on the autism spectrum (ASD) described the Covid-19 pandemic period as challenging, reporting a worsening of their children's behavioral problems, especially in communication, social interaction and showing affection. Objective: Evaluate the impact of the Covid-19 pandemic on the behavior of children on the autism spectrum through the reports of caregivers. Method: A cross-sectional qualitative-quantitative study was carried out. A 23-question virtual questionnaire adapted from the Inventory was made available to caregivers of children with autism through social networks. For statistical analysis, the data collected was descriptive, followed by a normality test. Results: Information was collected on 33 infants. Regarding social interaction, children with ASD showed an improvement in their relationship with their parents after the pandemic, but a worsening with other individuals of the same age. Most caregivers reported an impact during the pandemic, with aggression, anxiety, communication, crying spells and speech development being the main aspects highlighted by them. Conclusion: The Covid-19 pandemic had behavioral impacts on autistic children. In this scenario, confinement worsened the psychological, emotional and social aspects of patients.
Keywords: Autism. Covid-19. Child. Pandemic.