EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS DIFICULDADES QUE AS CRIANÇAS COM SURDEZ ENCONTRAM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Autores

  • Gedison da Silva Bessa Graduado em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado.
  • Ronaldo Carlos de Oliveira Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Resumo

RESUMO 

Esta pesquisa aborda a importância da inclusão de alunos surdos na educação e as dificuldades encontradas por eles na fase da alfabetização, visando garantir um ensino eficaz e inclusivo para todos, independentemente de suas limitações. Nesta direção o objetivo desta pesquisa consiste Analisar o valor da inclusão educacional de alunos surdos no processo de alfabetização, destacando as dificuldades enfrentadas por esses alunos, bem como a importância da adaptação do ensino para garantir uma aprendizagem eficaz e inclusiva. O método utilizado foi a revisão de literatura com base na leitura de artigos ligados ao tema, disponíveis no Google Acadêmico, Scielo Biblioteca Integrada da USP. Com base na realização deste estudo constatou-se a inclusão plena depende de uma articulação eficaz entre as políticas públicas, a capacitação dos profissionais da educação e a disponibilidade de recursos que favoreçam o aprendizado dos alunos surdos. Somente assim será possível garantir que as barreiras de comunicação e as dificuldades encontradas no processo de alfabetização sejam superadas, permitindo que esses alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado que seus colegas ouvintes. A inclusão, neste sentido, não deve ser vista apenas como uma obrigação legal, mas como um direito fundamental e um compromisso social com a equidade na educação.

Palavras-chave: Inclusão educacional. Alfabetização. Desafios.

 

ABSTRACT

 

This research addresses the importance of including deaf students in education and the challenges they face during the literacy phase, aiming to ensure effective and inclusive teaching for all, regardless of their limitations. In this regard, the objective of this research is to analyze the value of educational inclusion for deaf students in the literacy process, highlighting the difficulties these students face, as well as the importance of adapting teaching methods to ensure effective and inclusive learning. The method used was a literature review based on the analysis of articles related to the topic, available on platforms such as Google Scholar, Scielo, and USP Integrated Library. Based on this study, it was found that full inclusion depends on an effective alignment between public policies, the training of education professionals, and the availability of resources that support the learning process of deaf students. Only through this approach will it be possible to ensure that communication barriers and the challenges encountered during literacy are overcome, allowing these students to have the same learning opportunities as their hearing peers. Inclusion, in this sense, should not only be viewed as a legal obligation but as a fundamental right and a social commitment to educational equity.

Keywords: Educational inclusion. Literacy. Challenges.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gedison da Silva Bessa, Graduado em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado.

Graduado em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado (DESCOMPLICA); Ludopedagogia e Psicomotricidade (FAVENI); Alfabetização e Letramento (FAVENI); Educação Infantil e Anos Iniciais (FAVENI); Gestão Educacional (UNICESUMAR).

E-mail: gedisonbessa2013@outlook.com

Ronaldo Carlos de Oliveira, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Letras: Português - Inglês pelo Centro Universitário FAVENI (FAVENI). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade UniBF (UNIBF). Especialista em Docência no Ensino de Letras-Inglês, pela Faculdade UniBF (UNIBF).

E-mail: rcoliveira48@hotmail.com

Fonte: Gedison da Silva Bessa; Ronaldo Carlos de Oliveira (2024).

Downloads

Publicado

2024-09-25