REPENSANDO O ENSINO DE CARTOGRAFIA NAS ESCOLAS .

Autores

  • Luiz Eduardo de Castro Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas-Escola Normal Superior.
  • Sebastião Perez Souza Graduado em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia, EAD, Técnico em Libras, Professor da SEDUC-AM.
  • Ana Maria Libório de Oliveira Doutora em Matemática, Professora do IFB.
  • Wendell Teles de Lima Pós-Doutor em Geografia, Professor da UEA-ENS.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO 

Como instrumento da análise espacial, a cartografia é parte componente da ciência geográfica, que vai além das descrições dos fenômenos espaciais, que resulta nas análises do espaço geográfico, como estratégia ainda para os Estados Modernos, empresas e forças militares, ela é fundamental para o ensino de geografia, que foi no decorrer dos anos, evoluindo com o tempo, sendo fundamental para os alunos na disciplina, que acompanhou a modernidade desse ramo da geografia com as técnicas e o aprimoramento de técnicas com a tecnologia, que o professor, deve inserir as tecnologias nesse ramo de conhecimento, exigindo que esse profissional se adapte na apresentação de seus conteúdos, neste sentido, a metodologia é pesquisa bibliográfica, crítica de artigos de revistas indexadas, sobre o assunto, sendo assim se faz necessário os professores atentar-se para a modernização da cartografia e o uso das tecnologias direcionadas para esse conhecimento. 

Palavras-chave: Professor, cartografia, ensino.

 

ABSTRACT 

As an instrument of spatial analysis, the cartography is a component part of geographic science, which goes beyond the descriptions of spatial phenomena, which results in the analysis of geographic space, as a strategy for Modern States, companies and military forces, it is fundamental for geography teaching, which has evolved over the years, evolving over time, being fundamental for students in the discipline, which has followed the modernity of this branch of geography with techniques and the improvement of techniques with technology, which the teacher, must insert technologies in this branch of knowledge, requiring the teacher to adapt in the presentation of their contents, in this sense, the methodology is bibliographical research, criticism of articles from indexed magazines, on the subject, therefore it is necessary for teachers to pay attention for the modernization of cartography and the use of technologies aimed at this knowledge.

Keywords: Teacher, cartography, teaching.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Castro, Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas-Escola Normal Superior.

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas-Escola Normal Superior, castroluizeduardo@hotmail.com, 0009-0001-1245-1189.

Sebastião Perez Souza, Graduado em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia, EAD, Técnico em Libras, Professor da SEDUC-AM.

Graduado em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia, EAD, Técnico em Libras, Professor da SEDUC-AM, perezsouza1810@gmail.com, 0000-0003-1294-9910.

Ana Maria Libório de Oliveira, Doutora em Matemática, Professora do IFB.

Doutora em Matemática, Professora do IFB, analiborio@gmail.com, 0000-0002-0226-2675.

Wendell Teles de Lima, Pós-Doutor em Geografia, Professor da UEA-ENS.

Pós-Doutor em Geografia, Professor da UEA-ENS, wtlima@uea.edu.br, 0000-0002-5223-2650.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Titular Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E—mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Fonte: Kydroges (2020).

Downloads

Publicado

2024-09-25