ENSINO E APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PRÁTICO EM ARTES VISUAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Thiago Henrique Silva Montimór Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALES).

Resumo

 

RESUMO 

Este estudo visa investigar estratégias metodológicas no ensino de artes visuais em escolas públicas, com foco na Escola Estadual Cecília Meireles em Governador Valadares - MG. Diante da falta de interesse, especialmente entre alunos da educação de jovens e adultos, que frequentam a escola após um dia de trabalho, procuramos entender como as estratégias e recursos dos professores impactam o ensino de artes. Utilizamos questionários qualitativos e quantitativos para avaliar a percepção dos alunos e professores em relação ao ensino de arte. Os resultados indicaram a necessidade de mudanças nas estratégias de ensino, buscando abordagens mais envolventes. A análise apontou que atividades práticas, permitindo a participação ativa dos alunos na criação de formas artísticas, despertaram um interesse significativo. Conclui-se que os docentes precisam reavaliar suas práticas e recursos metodológicos, visando uma abordagem mais eficaz no ensino de artes.

Palavras-chave: Atividades Práticas. Estratégias Metodológicas. Participação Ativa.

 

ABSTRACT

 This study aims to investigate methodological strategies in the teaching of visual arts in public schools, with a focus on Cecília Meireles State School in Governador Valadares - MG. Faced with a lack of interest, especially among students in youth and adult education, who attend school after a day of work, we seek to understand how teachers' strategies and resources impact the teaching of arts. We used qualitative and quantitative questionnaires to assess the perception of students and teachers regarding art education. The results indicated the need for changes in teaching strategies, seeking more engaging approaches. The analysis pointed out that practical activities, allowing active student participation in the creation of artistic forms, aroused significant interest. It is concluded that educators need to reassess their practices and methodological resources, aiming for a more effective approach to art education.

Keywords: Practical Activities. Methodological Strategies. Active Participation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Silva Montimór, Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALES).

[1] Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALES). Licenciado em Artes pelo Centro Universitário ETEP (ETEP). Licenciado em História pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Especialista em Administração Estratégica pela Faculdade Futura (FUTURA). Especialista em Gestão de Pessoas e Gestão da Produção pela Faculdade Futura (FUTURA). Especialista em Administração Pública e Recursos Humanos pela faculdade Futura (FUTURA). Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes pela Faculdade Batista de Minas Gerais (IPEMIG). Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Iguaçu (UNIG). E-mail: profmontimor@gmail.com.

Fonte: Thiago Henrique Silva Montimór (2024).

Downloads

Publicado

2024-08-15