REFLETINDO O IMAGINÁRIO INFANTIL DO POVO AMAZÔNIDA.
Resumo
RESUMO
Na região Amazônica, as águas e a floresta fazem parte da vida da criança ribeirinha e apresentam-se como elementos fundamentais de sua vida, seu sustento, sua infânci, seus medos, seus símbolos, seu imaginário, sua história e sua cultura. É nesse contexto que as águas escuras do rio e a mata absorvem um complexo universo de significados, no qual as crenças, os mitos, o sagrado os seres sobrenaturais ganham relevância cada vez maior à medida que a criança ribeirinha na busca de explicações para os fenômenos, seu cotidiano e sua concepção de mundo, consegue construir sua ludicidade. Com este estudo buscou-se analisar o cotidiano da criança do povo das águas negras, especificamente na Comunidade de Sobrado, Estado do Amazonas, considerando o rio, a floresta e o contexto escolar como espaços e elementos facilitadores na construção do imaginário infantil. Esse estudo se caracteriza como sendo de natureza descritiva e abordagem qualitativa, apresentando estratégia metodológica na análise dos dados coletados através da observação, de conversas informais e dos postulados de teóricos, como Gilbert Durand, Freire, Silva, entre outros, que tiveram como foco de estudo a formação do imaginário e a relevância da ludicidade no desenvolvimento infantil. Por conseguinte, esta investigação contribui na construção de um possível caminho para a compreensão da realidade infantil ribeirinha, e como a floresta, o rio e o espaço escolar, podem atuar como elementos fomentadores de sua ludicidade e de seu imaginário. Além disso, o estudo oferece subsídios teóricos aos profissionais da educação preocupados em compreender a realidade amazônica ribeirinha.
Palavras-chave: Imaginário. Criança ribeirinha. Rio. Floresta.
ABSTRACT
In the Amazon region, waters and the forest are part of the life of riverside children and present themselves as fundamental elements of their life, their livelihood, their childhood, their fears, their symbols, their imagination, their history and their culture. It is in this context that the dark waters of the river and the forest absorb a complex universe of meanings, in which beliefs, myths, the sacred and supernatural beings gain increasingly greater relevance as the riverside child searches for explanations for the phenomena , his daily life and his conception of the world, manages to build his playfulness. This study sought to analyze the daily lives of children from the people of Águas Negras, specifically in the Community of Sobrado, State of Amazonas, considering the river, the forest and the school context as spaces and elements that facilitate the construction of children's imagination. This study is characterized as being descriptive in nature and with a qualitative approach, presenting a methodological strategy in the analysis of data collected through observation, informal conversations and the postulates of theorists, such as Gilbert Durand, Freire, Silva, among others, who focused on I study the formation of imagination and the relevance of playfulness in child development. Therefore, this investigation contributes to the construction f a possible path to understanding children's riverside reality, and how the forest, the river and the school space can act as elements that promote their playfulness and their imagination. Furthermore, the study offers theoretical support to education professionals concerned with understanding the riverside Amazon reality.
Keywords: Imaginary. Riverside child. River. Forest.