INSTRUMENTOS DIAGNÓSTICOS EM SAÚDE MENTAL NAS ORGANIZAÇÕES.

Autores

  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
  • Daniela Jéssica Bezerra Sales Graduanda do Curso de Enfermagem na FAMETRO – Centro Universitário UNIFAMETRO – Instituto Metropolitano de Ensino Ltda.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

Para realizar uma boa avaliação em saúde mental, além de um profundo treinamento (denso e direcionado individualmente e depois para o grupo de colaboradores da equipe de trabalho), o profissional pode contar com o apoio de manuais descritivos e roteiros de entrevista padronizados e escalas validadas, tanto para triagem quanto para diagnóstico. Na minha opinião é importante contar com a participação e colaboração, cooperação e supervisão da Equipe de Recursos Humanos da empresa, para ajudar na avaliação direcionada individualmente e coletivamente (em equipe), pois o psicólogo organizacional tem treinamento específico para lidar e manejar com situações clínicas e depois caso se faça necessário fazer o encaminhamento para o psicólogo clínico institucional ou possivelmente a psicopedagogo organizacional, caso tenha esse profissional no setor médica da instituição. Da mesma fora que psicopedagogia junta psicologia e pedagogia, tenha em mente que um psicopedagogo atua lidando com ambas as frente na organização. Também vale mencionar a antropologia das organizações, que na realidade leva o método etnográfico, a descrição e interpretação dos fatos sociais, até locais até então minimizados pela instituição (empresa). Busca entender o comportamento humano no ambiente corporativo, a fim de auxiliar empresas a compreender seus clientes e funcionários e, assim, melhorar seus resultados finais. Pensei também no assistente social que contribui para a formação da sociabilidade do trabalhador de modo a colaborar na formação de um comportamento produtivo compatível com as atuais exigências das empresas. Procura-se analisar as novas demandas e transformações no contexto do espaço ocupacional e a práxis do Assistente Social. São instrumentalizados de maneira técnica e teórica, possibilitando a este profissional uma atuação efetiva, além de proporcionar conhecimentos sobre a dinâmica do ambiente organizacional. Citei os profissionais acima, pois são capacitados para lidar com conflitos empresariais e saber qual a medida correta para cada decisão acertada para lidar e manejar situações de estressores ambientais no trabalho. Geralmente que percebe os conflitos e/ou dificuldades são os funcionários a priori e depois de perceber a possível dificuldade é feita a empreitada, isso é tomada de uma decisão estratégica pra resolver os estressores ambientais. A teoria e o modelo de elaboração de instrumental psicológico baseiam-se em três polos: procedimentos teóricos, empíricos (experimentais) e analíticos (estatísticos). O polo teórico enfoca o construto ou objeto psicológico para o qual se quer desenvolver um instrumento de medida, bem como sua operacionalização em itens. Esse polo utiliza a teoria do traço latente para explicitar os tipos e as categorias de comportamentos que representam o mesmo traço. O polo empírico, ou experimental, define as etapas e as técnicas de aplicação do instrumento-piloto e da coleta válida de informação para proceder à avaliação psicométrica do instrumento. O polo analítico estabelece os procedimentos de análises estatísticas a serem efetuadas sobre os dados para obter um instrumento válido, preciso e normatizado pacientes que apresentam qualquer sintoma de estresse excessivo, exaustão ou esgotamento relacionado ao trabalho.

Palavras-chave: Palavras-chave: Conflitos Empresariais; Situações estressantes; Dinâmica Ambiental; Gerenciamento de estresse.

 

ABSTRACT

To carry out a good mental health assessment, in addition to in-depth training (dense and targeted individually and then for the group of employees in the work team), the professional can count on the support of descriptive manuals and standardized interview scripts and validated scales. , both for screening and diagnosis. In my opinion, it is important to count on the participation and collaboration, cooperation and supervision of the company's Human Resources Team, to help with the assessment directed individually and collectively (as a team), as the organizational psychologist has specific training to deal with and manage clinical situations. and then, if necessary, referral to the institutional clinical psychologist or possibly the organizational psychopedagogue, if this professional is available in the institution's medical sector. In the same way that psychopedagogy brings together psychology and pedagogy, keep in mind that a psychopedagogue works on both fronts in the organization. It is also worth mentioning the anthropology of organizations, which in reality takes the ethnographic method, the description and interpretation of social facts, to places hitherto minimized by the institution (company). It seeks to understand human behavior in the corporate environment, in order to help companies understand their customers and employees and, thus, improve their final results.

I also thought about the social worker who contributes to the formation of worker sociability in order to collaborate in the formation of productive behavior compatible with the current demands of companies. We seek to analyze the new demands and transformations in the context of the occupational space and the practice of Social Workers. They are instrumented in a technical and theoretical manner, enabling this professional to perform effectively, in addition to providing knowledge about the dynamics of the organizational environment. I mentioned the professionals above, as they are trained to deal with business conflicts and know the correct measure for each correct decision to deal with and manage situations of environmental stressors at work. Generally, employees are the ones who notice conflicts and/or difficulties and, after realizing the possible difficulty, the undertaking is undertaken. This involves making a strategic decision to resolve environmental stressors.

Keywords: Business Conflicts; Stressful Situations; Environmental Dynamics; Stressor Management.

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Biografia do Autor

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Atividade da disciplina: 16878 - Turma: 85401 – Pós-Graduação em Gestão, Cultura, Lideranças Versus Saúde nas Organizações/ EaD – 3. ° Período:2024/1. ° Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

Daniela Jéssica Bezerra Sales, Graduanda do Curso de Enfermagem na FAMETRO – Centro Universitário UNIFAMETRO – Instituto Metropolitano de Ensino Ltda.

Graduanda do Curso de Enfermagem na FAMETRO – Centro Universitário UNIFAMETRO – Instituto Metropolitano de Ensino Ltda.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho (USP). Professor Titular – Classe E da UFAM - Universidade Federal do Amazonas. Presidente da CPA – Comissão Própria de Avaliação da UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Fonte: Thomaz Décio Abdalla Siqueira (2024).

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Publicado

2024-08-15