UM ESTUDO PANORÂMICO SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM.

Autores

  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO 

Ao longo das ultimas décadas o estresse ocupacional e o esgotamento profissional vem sendo um dos fatores mais preocupantes dentro das organizações privadas e públicas em todos os seguimentos. Suas consequências vêm apresentando um quadro bastante negativo no que se diz respeito à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros, com isto estudos de cunho científico identificaram a Síndrome de Burnout como uma das doenças com maior prevalência e índices de absenteísmo profissional na sociedade, causada pelo adoecimento do estado físico e mental das classes trabalhadoras. Podemos também incluir neste processo a classe de professores do ensino superior que também passam por vários fatores que implicam na sua saúde física e mental, já que trabalhar com a extensão e pesquisa do ensino superior vai muito mais além de ministrar aulas aos discentes acadêmicos, a pesquisa documental, descritiva, qualitativa e quantitativa aliada as sobrecargas de estudo diários para se manter em um padrão de excelência  profissional tem afetado constantemente este público alvo. As ações preventivas desta psicopatologia são um dos focos principais do aprofundamento desta pesquisa, pois a valorização destes profissionais deve ser vista; enfrentar as dificuldades e adversidades que se instalam em diversos grupos sociais do ambiente acadêmico escolar é uma responsabilidade de um coletivo resiliente que contribui para a valorização deste profissional.  

Palavras-Chave: Síndrome de Burnout - Esgotamento emocional – Docentes universitários. 

 

ABSTRACT

 

Over the last few decades, occupational stress and professional burnout have been one of the most worrying factors within private and public organizations in all sectors. Its consequences have presented a very negative picture with regard to the health and quality of life of Brazilian workers, with this scientific studies have identified Burnout Syndrome as one of the diseases with the highest prevalence and rates of professional absenteeism in society, caused due to the illness of the physical and mental state of the working classes. We can also include in this process the class of higher education teachers who also go through several factors that affect their physical and mental health, since working with higher education extension and research goes much further than teaching classes to academic students, Documentary, descriptive, qualitative and quantitative research combined with daily study overloads to maintain a standard of professional excellence has constantly affected this target audience. Preventive actions for this psychopathology are one of the main focuses of this research, as the appreciation of these professionals must be seen; Facing the difficulties and adversities that occur in different social groups in the school academic environment is a responsibility of a resilient collective that contributes to the appreciation of this professional.    

Keywords: Burnout Syndrome - Emotional exhaustion – University teachers.

 

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Biografia do Autor

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Associado Nível IV da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pós-doutor em psicologia social e do trabalho, doutor em psicologia clínica, mestre em psicologia social e especialista em psicopatologia. E-mail: thomazabdalla@hotmail.com

 

Fonte: Thomaz Décio Abdalla Siqueira (2024).

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Publicado

2024-08-15