IMPACTOS DA REDE DE APOIO SOCIAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).
  • Mariana Medeiros Mota Tessarolo Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie).
  • Cátia Maria Dantas Mestre em Psicogerontologia pelo Intituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unyleya (Unyleya).
  • Sonia Maria do Nascimento Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).
  • Maciane Goulart Camêlo Sampaio Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.
  • Laira Araújo Ribeiro Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Espírito Santo (UNESC).

Resumo

RESUMO 

O presente estudo tem como objetivo, analisar os impactos da rede de apoio social na promoção da qualidade de vida da pessoa idosa. A abordagem metodológica utilizada foi a revisão de literatura com base na leitura de artigos científicos ligados ao tema, disponíveis nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo, BVS Psi, PEPSIC, e Busca Integrada da USP. No que se refere ao recorte temporal, foram selecionadas publicações a partir de 2019 até 2024. Considerou-se este recorte, pois, buscou-se analisar os artigos mais recentes que pudessem abordar a temática em questão. Dentre os critérios de inclusão foram consideradas as publicações escritas em português, em contrapartida foi adotado como critério de exclusão, as publicações escritas em outros idiomas, ou sem a divulgação completa dos textos. Com base na realização deste estudo constatou-se que a rede de apoio social, seja ela formal ou informal contribui para promoção da saúde e qualidade de vida da pessoa idosa ao passo que proporcionam suporte emocional ajudando os idosos a lidar com sentimentos de solidão, isolamento e depressão que frequentemente acompanham o envelhecimento; oferecem suporte prático no dia a dia, incluindo ajuda com tarefas domésticas, transporte para consultas médicas, auxílio financeiro quando necessário, entre outros serviços que facilitam a vida diária dos idosos e permitem que eles mantenham sua independência e autonomia pelo maior tempo possível; viabiliza o acesso da pessoa idosa aos serviços públicos, fornecendo informações claras e orientações sobre direitos, benefícios e recursos disponíveis para idosos; promovem a inclusão social e a participação comunitária dos idosos não apenas os mantendo ativos e engajados, mas também fortalecendo os laços com a comunidade proporcionando um senso de propósito e pertencimento.

 

Palavras-chave: Redes de apoio. Envelhecimento. Saúde. Qualidade de vida.

 

ABSTRACT 

The present study aims to analyze the impacts of the social support network on promoting the quality of life of elderly individuals. The methodological approach used was a literature review based on the reading of scientific articles related to the topic, available in databases such as Google Scholar, Scielo, BVS Psi, PEPSIC, and USP Integrated Search. In terms of the temporal scope, publications from 2019 to 2024 were selected. This timeframe was chosen to focus on the most recent articles addressing the subject. Inclusion criteria considered publications written in Portuguese, while publications in other languages or without complete text disclosure were excluded. Based on this study, it was found that the social support network, whether formal or informal, contributes to promoting the health and quality of life of elderly individuals. It provides emotional support, helping them deal with feelings of loneliness, isolation, and depression often associated with aging. It offers practical support in daily life, including assistance with household tasks, transportation to medical appointments, financial aid when needed, and other services that facilitate daily life and enable them to maintain independence and autonomy for as long as possible. It enables elderly individuals to access public services by providing clear information and guidance on rights, benefits, and resources available to them. Moreover, it promotes social inclusion and community participation among the elderly, not only keeping them active and engaged but also strengthening community bonds and providing a sense of purpose and belonging.

Keywords: Support networks. Aging. Health. Quality of life.

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Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).

Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com.

Mariana Medeiros Mota Tessarolo, Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie).

Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Graduada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera Linhares. Especialista em Gerontologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/SP. Especialista em Gestão Geriátrica e Gerontológica pela PUC/RJ. MBA em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Anhanguera. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Anhanguera. Pós graduanda em Gerontologia e Empreendedorismo pelo Hospital Sírio Libanes/SP. E-mail: enfermeiramarianamota@hotmail.com.

Cátia Maria Dantas, Mestre em Psicogerontologia pelo Intituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unyleya (Unyleya).

Mestre em Psicogerontologia pelo Intituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unyleya (Unyleya). Graduada em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE E-Mail. catiamariadantas9@gmail.com.

Sonia Maria do Nascimento, Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).

Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Atendimento de Emergência Pré Hospitalar Faculdades Guarulhos (FG). Graduada em Enfermagem pela Faculdades Guarulhos (FG). E-mail: sonianjardim@hotmail.com.

Maciane Goulart Camêlo Sampaio, Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Anhanguera. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Anhanguera. Especialista em TCC (Terapia Cognitiva comportamental) pela Faculdade Iguaçu. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração Escolar pela Faculdade Faveni. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Futura. Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino superior pela Faculdade Futura. Especialista em Ensino Religioso pela Faculdade FETREMIS. Graduada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior Elvira Dayrell. Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário de Jales. Graduada em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória. E-mail: macianepsico@gmail.com.

Laira Araújo Ribeiro, Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Espírito Santo (UNESC).

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Espírito Santo (UNESC).

E-mail:I.psico.24@gmail.com.

Fonte: Clenilton Martins Faria (2024).

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Publicado

2024-08-15