ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA DOCÊNCIA: PRINCIPAIS DESAFIOS.

Autores

  • Maria de Fátima Farias de Almeida Especialista em Docência em enfermagem pela Faculdade Iguaçu (FI).
  • Cleyane Jovelina da Cruz Januário Brito Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSUL DE MINAS.
  • Naysia Alves Filgueiras Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del-Rei.
  • Jefferson James dos Santos Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura (ICETEC).

Resumo

RESUMO 

Na atualidade, observamos um crescente aumento na demanda de enfermeiros docentes, e com isso grandes desafios são enfrentados pelos recém graduados que não detém de preparo pedagógico adequado para essa função, o que impacta negativamente na qualidade do ensino. Devido à falta de preparo durante a graduação para a prática docente, observa-se a busca por pós-graduações que auxiliam na capacitação para exercer a docência. Ensinar possui características próprias e exige conhecimento e habilidades e qualificação previa para exercer a docência. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é analisar os desafios enfrentados pelo enfermeiro na prática docente, destacando a importância dessa função para a qualidade da formação em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, onde foram selecionados artigos científicos nas bases de dados Bireme, Lilacs, Scielo e no Google Scholar. Os critérios de inclusão foram materiais publicados no idioma português, no período de 2016 a 2024, e, disponíveis de forma integral. Observa-se que a educação enfrenta uma série de desafios, com destaque para o desenvolvimento e implementação de processos de ensino-aprendizagem eficazes, capazes de atender às demandas da sociedade. Constata-se ainda que a falta de disciplinas voltadas para a docência durante a graduação é um grande obstáculo para os enfermeiros recém-formados que ingressam na docência sem o preparo pedagógico adequado. Reitera-se que somente mediante esforços conjuntos será possível superar os obstáculos e promover uma educação de enfermagem que atenda plenamente às demandas da sociedade e prepare adequadamente os profissionais para os desafios da prática profissional.

Palavras-chave: Enfermagem. Docência. Práticas Pedagógicas.

 

ABSTRACT

Currently, there is a growing demand for nurse educators, leading to significant challenges for recent graduates who lack adequate pedagogical training for this role, negatively impacting the quality of education. Due to insufficient preparation for teaching during their undergraduate studies, there is an increased pursuit of postgraduate courses that help in developing the necessary skills to teach. Teaching has its own characteristics and requires prior knowledge, skills, and qualifications to be effectively carried out. In this context, the aim of the research is to analyze the challenges faced by nurses in teaching practice, highlighting the importance of this role for the quality of nursing education. This is a bibliographic review research with a qualitative approach, where scientific articles were selected from databases such as Bireme, Lilacs, Scielo, and Google Scholar. The inclusion criteria were materials published in Portuguese, from 2016 to 2024, and available in full text. It is observed that education faces several challenges, particularly in developing and implementing effective teaching-learning processes that meet societal demands. Additionally, the lack of teaching-related courses during undergraduate studies is a significant obstacle for newly graduated nurses who enter teaching without adequate pedagogical preparation. It is reiterated that only through joint efforts will it be possible to overcome these obstacles and promote nursing education that fully meets societal demands and adequately prepares professionals for the challenges of professional practice.

Keywords: Nursing. Teaching. Pedagogical Practices.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Farias de Almeida, Especialista em Docência em enfermagem pela Faculdade Iguaçu (FI).

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – MG (UNIPAC – GV). Especialista em Docência em enfermagem pela Faculdade Iguaçu (FI).

E-mailfatinhadopostodesaude@hotmail.com

Cleyane Jovelina da Cruz Januário Brito, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSUL DE MINAS.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – MG (UNIPAC – GV).Especialista em Urgência e Emergência em Enfermagem pela FAVENI. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSUL DE MINAS.

E-mailCleyanegv@gmail.com

Naysia Alves Filgueiras, Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del-Rei.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – MG (UNIPAC – GV). Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Mineiro de Educação Superior. Mestra em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del-Rei.

E-mailnaysiaenf34@gmail.com

Jefferson James dos Santos, Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura (ICETEC).

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura (ICETEC). Graduação em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

E-mail: jenf.jefferson.james@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

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Publicado

2024-06-30