A PERCEPÇÃO DO ENVELHECIMENTO NA PERSPECTIVA DA PESSOA IDOSA: UMA REVISAO DE LITERATURA.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV).
  • Mariana Medeiros Mota Tessarolo Mestra em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie).
  • João Gabriel do Carmo Severino Graduado em Ciência da Felicidade  pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR).
  • Brenda Pereira Fraco Pós-graduada em Saúde Mental e Psiquiatria pela Faculdade Prominas. Pós-graduação em Psicologia Infantil pela Faculdade Prominas.
  • Cátia Maria Dantas Graduada em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).Mestre em Psicogerontologia pelo Intituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).
  • Lourival Pinto Filho Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Graduado em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC-BH).
  • Renato Luís Azevedo de Oliveira Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).

Resumo

RESUMO

 

Ao analisar o atual cenário da população brasileira observa-se uma tendência acelerada de envelhecimento populacional no país, que por sua vez, ocorre em função dos avanços da medicina, das políticas públicas de saúde, do declínio da taxa de natalidade, dentre outros fatores. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo, analisar a percepção da pessoa idosa sobre o envelhecimento. A abordagem metodológica utilizada foi a revisão de literatura com base na leitura de artigos científicos ligados ao tema, disponíveis nas bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, BVS Psi, e PEPSIC. Com base na realização deste estudo constatou-se que as percepções sobre o envelhecimento e suas características são ambíguas, subjetivas, e variam de pessoa para pessoa, no entanto, observa-se a prevalência de percepções positivas acerca deste fenômeno. Nesta direção, o envelhecimento foi percebido como um privilégio, onde se tem a possibilidade de trazer consigo lembranças e recordações de momentos positivos ao longo da vida, de reverenciar a Deus, de livrar-se das limitações e dependências enfrentadas nessa etapa da vida, e de experimentar novas experiências.

 

Palavras-chave: Idosos. Percepção. Envelhecimento.

 

 

ABSTRACT

 

Amidst the contemporary demographic landscape of Brazil, an accelerated trend of population aging has become evident. This phenomenon is attributed to a confluence of factors, including advancements in medical care, robust public health policies, a declining birth rate, and other contributing elements. In light of this demographic shift, the present study delves into the perception of aging among older adults. The methodological approach employed is a comprehensive literature review, encompassing scientific articles related to the topic, sourced from prominent databases: Google Scholar, Scielo, BVS Psi, and PEPSIC. The findings of this study reveal that perceptions of aging and its attributes are multifaceted, subjective, and vary across individuals. Nevertheless, a preponderance of positive perceptions emerges, viewing aging as a privilege that offers the opportunity to cherish memories and positive life experiences, express gratitude to God, break free from limitations and dependencies encountered during this stage of life, and embark on new experiences.

Keywords: Older Adults. Perception. Aging.

 

 

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Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV).

Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com

Mariana Medeiros Mota Tessarolo, Mestra em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie).

Mestra em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie). Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Graduada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera Linhares. Especialista em Gerontologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/SP. Especialista em Gestão Geriátrica e Gerontológica pela PUC/RJ. MBA em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Anhanguera. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Anhanguera. Pós graduanda em Gerontologia e Empreendedorismo pelo Hospital Sírio Libanes/SP. E-mail: enfermeiramarianamota@hotmail.com

João Gabriel do Carmo Severino, Graduado em Ciência da Felicidade  pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR).

Graduado em Ciência da Felicidade  pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Graduando em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá ( UNESA). Pós graduando em psicopedagogia pela faculdade Educamais (UNIMAIS). Pós graduando em neuropsicopedagogia pela faculdade Educamais (UNIMAIS). Pós graduando em cuidados paliativos pela Faculdade de Minas( Facuminas). Pós graduando em Psicooncologia pela Faculdade de Minas(Facuminas). Pós graduando em análise do comportamento aplicada (ABA) pela Faculdade de Minas (Facuminas). E-mail: joaoseverinopsi@gmail.com

Brenda Pereira Fraco, Pós-graduada em Saúde Mental e Psiquiatria pela Faculdade Prominas. Pós-graduação em Psicologia Infantil pela Faculdade Prominas.

Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2000). Pós-graduada em Psicopedagogia Clinico-Institucional pela Universidade Aberta do Brasil – ESAB. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado pelo Instituto ProMinas-UCAM (Universidade Cândido Mendes). Pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto ProMinas-UCAM (Universidade Cândido Mendes). Pós-graduada em Saúde Mental e Psiquiatria pela Faculdade Prominas. Pós-graduação em Psicologia Infantil pela Faculdade Prominas.  E-mailbrendinhafranco@gmail.com

Cátia Maria Dantas, Graduada em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).Mestre em Psicogerontologia pelo Intituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).

Graduada em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).Mestre em Psicogerontologia pelo Intituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unyleya (Unyleya). E-Mail. catiamariadantas9@gmail.com

Lourival Pinto Filho, Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Graduado em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC-BH).

Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Graduado em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC-BH); Graduando em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - RS ( UFSM ); Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE)- SP.  Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade FARMAT (MG): Pós graduando em Mediação e Gestão de Conflitos; Direito Educacional; Direito Constitucional; Direito Civil; Direito Ambiental e Direito Previdenciário pela Faculdade FARMAT (MG). E-mail: louripinto.lpf@gmail.com

Renato Luís Azevedo de Oliveira, Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).

Graduado em Direto pela Universidade de Mogi das Cruzes-SP (UMC). Especialista em Direito das Relações do Trabalho pela Universidade de Mogi das Cruzes-SP (UMC) e Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). E-mail: renatolazevedo@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2023).

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Publicado

2024-06-30