OS DESAFIOS DA REQUALIFICAÇÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIAS NO AMAZONAS.

Autores

  • Estevão Vicente Cavalcanti Monteiro de Paula Pesquisador Titular aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.
  • Claudio Ruy Revisor do referido artigo.

Resumo

RESUMO

Os modelos de educação de nível superior utilizados pelas Universidades e Instituições de ensino e pesquisas do Amazonas estão, em sua maioria, apáticos às realidades amazônicas. Adotando caminhos próprios e seguindo rigorosamente as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação cumprem, até com certa competência, o estabelecido pelas normas legais brasileira. No ano de 2017 a Secretaria Executiva de C, T&I da SEPLANCTI/Am. fez uma análise bibliográfica para identificar o que estava sendo produzindo na academia do Estado do Amazonas. O resultado surpreendeu porque percebeu-se que grande parte do que se produz está distante do que o Estado e segmentos econômicos necessitavam para aumentar a participação do agro setor no PIB do Amazonas. No campo das ciências agrárias, observou-se que o maior número de publicações cientificas era sociologia rural. No entanto, a iniciativa do governo e das formações econômicas era aumentar a capacidade de produção de frutos. Isto era uma clara constatação da dicotomia entre o que se produz de conhecimento e a expectativa de camadas setor produtivo. Na ciência da computação constatou-se que, apesar do Estado e setores privados terem iniciado a implantação da indústria 4.0 no Polo Industrial de Manaus, somente 1% do total de produção científica em TI no Amazonas trata sobre internet da coisas e big data, que são ferramentas de extrema importância para o ambiente 4.0. O campo da engenharia é uma das poucas áreas de conhecimento que dá concretude aos sonhos do ser humano. Seja o sonho de ter uma boa moradia, seja o de dirigir um belo carro, seja para deslocar-se de um ponto ao outro, ou seja, para ver um belo jogo de futebol. As engenharias estão em praticamente todas as atividades humanas. É uma área de trabalho fértil e sem limite. Mas o engenheiro deve ter coragem e confiança no que faz. Isto requer muito treinamento. Algumas habilidades devem ser estimuladas, tais como, criatividade, soluções diferenciadas e inteligência emocional para trabalhar em grupo.

Palavras-chave: Profissional da Engenharia; Ambiência formativa; ambiência cientifica; Desenvolvimento Digital; Segmentos Socioeconômicos.

 

ABSTRACT

The higher education models used by Universities and teaching and research institutions in Amazonas are, for the most part, apathetic to the Amazonian realities. Adopting their own paths and strictly following the rules established by the Ministry of Education, they comply, even with a certain competence, with what is established by Brazilian legal standards. In 2017, the Executive Secretariat of C, T&I of SEPLANCTI/Am. carried out a bibliographical analysis to identify what was being produced in the academy in the State of Amazonas. The result was surprising because it was clear that a large part of what is produced is far from what the State and economic segments needed to increase the participation of the agro sector in Amazonas' GDP. In the field of agricultural sciences, it was observed that the largest number of scientific publications were rural sociology. However, the initiative of the government and economic formations was to increase fruit production capacity. This was a clear observation of the dichotomy between what is produced in terms of knowledge and the expectations of layers in the productive sector. In computer science, it was found that, despite the State and private sectors having started the implementation of industry 4.0 in the Manaus Industrial Pole, only 1% of the total scientific production in IT in Amazonas deals with the internet of things and big data, which These are extremely important tools for the 4.0 environment. The field of engineering is one of the few areas of knowledge that gives concreteness to human dreams. Be it the dream of having a good house, or driving a nice car, or traveling from one point to another, or watching a beautiful football game. Engineering is present in practically all human activities. It is a fertile and limitless work area. But the engineer must have courage and confidence in what he does. This requires a lot of training. Some skills must be stimulated, such as creativity, differentiated solutions and emotional intelligence to work in groups. 

Keywords: Engineering Professional; Training environment; scientific ambiance; Digital Development; Socioeconomic Segments.

 

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Biografia do Autor

Estevão Vicente Cavalcanti Monteiro de Paula, Pesquisador Titular aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (1979), mestrado em Engenharia de Estruturas na Escola de Engenharia de São Carlos pela Universidade de São Paulo (1981) e Ph.D. - University of Tennessee (1989) dos EUA. Membro da comissão de revisão da ABNT NBR 7190:1997 - Norma de Calculo e Estrutura de Madeira da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Exerceu atividades de Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (órgão estadual de meio ambiente), Gerente do Centro Técnico Operacional de Manaus do Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, Diretor Substituto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA e Coordenador Geral de Pesquisas do INPA. Representou o Estado do Amazonas em comissões técnicas no Peru e Alemanha. Coordenou projetos de pesquisas na área de uso e tecnologia de Madeira.Exerceu o cargo de Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia da- SEPLANCTI, do Estado do Amazonas, e Secretário de Estado da SEPLANCTI. Atualmente é Vice Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia- Madeiras da Amazônia e Professor Titular da Universidade Estadual do Amazonas - UEA, nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Florestal da disciplina Resistências dos Materiais I e II, Estruturas de Madeira, e Pesquisador Titular aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.

Fonte: Roberto Bacellar Alves Lavor (2024).

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Publicado

2024-05-31