RELATÓRIO DE 100 DIAS DE ATIVIDADES DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA/UFAM .
Resumo
No momento em que assumi a responsabilidade das funções das atribuições em conformidade como Artigo 11 da Lei Federal n.ͦ 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que preconiza que toda instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da Instituição considerando, obrigatoriamente, os cinco eixos, que são:
- Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional;
- Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional;
- Eixo 3 - Políticas Acadêmicas;
- Eixo 4 - Políticas de Gestão;
- Eixo 5 – Infraestrutura.
A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Amazonas (CPA/UFUAM) realiza o processo de autoavaliação da instituição, com base nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo da autoavaliação é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade de ensino e também da sua infraestrutura.
A Avaliação da Docência é parte da Avaliação Institucional. É um projeto que se constitui por informações referentes à avaliação do desempenho docente e às condições de ensino da instituição. Esse processo avaliativo conta com a participação da comunidade acadêmica.