AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM DIÁLOGO NEUROPSICOLÓGICO.
Resumo
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo relacionar a Neuropsicologia com o desenvolvimento das funções executivas na pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Sabe-se que a pessoa com este Transtorno apresenta prejuízo em três esferas do seu desenvolvimento, tais como na comunicação, na socialização e no comportamento, ocasionando em dificuldade na auto-regulação e nas atividades de vida diária. Para tanto, apoiou-se em teóricos renomados na área da Neuropsicologia com enfoque nas funções executivas com o objetivo de estabelecer um diálogo afim da efetivação da estimulação de pessoas com Autismo. Conclui-se que os conceitos de funções executivas como estratégia de planejamento, controle inibitório, memória de trabalho/operacional, atenção sustentada tornam viável o trabalho com crianças com Autismo, pois permite o desenvolvimento de aspectos sociais bem como aspectos adaptativos que permitem lograr o sucesso na interação social.
Palavras-chave: Neuropsicologia. Funções Executivas. Transtorno do Espectro Autista – TEA.
ABSTRACT
The present research aims to relate Neuropsychology to the development of executive functions in individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). It is known that individuals with this disorder exhibit impairments in three areas of their development, such as communication, socialization, and behavior, leading to difficulties in self-regulation and daily life activities. Therefore, the research relied on renowned theorists in the field of Neuropsychology, focusing on executive functions to establish a dialogue aimed at effective stimulation for people with Autism. It is concluded that the concepts of executive functions, such as planning strategy, inhibitory control, working memory/operational memory, and sustained attention, make working with children with Autism feasible, as it allows for the development of social aspects as well as adaptive aspects that enable success in social interaction.
Keywords: Neuropsychology. Executive Functions. Autism Spectrum Disorder – ASD.