AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM DIÁLOGO NEUROPSICOLÓGICO.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).
  • Lourival Pinto Filho Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade FARMAT (MG).
  • Mariana Mota Tessarolo
  • Cátia Maria Dantas Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unyleya (Unyleya).
  • Brenda Pereira Franco Psicóloga pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPSI, como também Psicóloga Clínica e professora no curso Psicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos em Governador Valadares - UNIPAC-GV.

Resumo

RESUMO 

A presente pesquisa tem como objetivo relacionar a Neuropsicologia com o desenvolvimento das funções executivas na pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Sabe-se que a pessoa com este Transtorno apresenta prejuízo em três esferas do seu desenvolvimento, tais como na comunicação, na socialização e no comportamento, ocasionando em dificuldade na auto-regulação e nas atividades de vida diária. Para tanto, apoiou-se em teóricos renomados na área da Neuropsicologia com enfoque nas funções executivas com o objetivo de estabelecer um diálogo afim da efetivação da estimulação de pessoas com Autismo. Conclui-se que os conceitos de funções executivas como estratégia de planejamento, controle inibitório, memória de trabalho/operacional, atenção sustentada tornam viável o trabalho com crianças com Autismo, pois permite o desenvolvimento de aspectos sociais bem como aspectos adaptativos que permitem lograr o sucesso na interação social.

Palavras-chave: Neuropsicologia. Funções Executivas. Transtorno do Espectro Autista – TEA.

 

ABSTRACT 

The present research aims to relate Neuropsychology to the development of executive functions in individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). It is known that individuals with this disorder exhibit impairments in three areas of their development, such as communication, socialization, and behavior, leading to difficulties in self-regulation and daily life activities. Therefore, the research relied on renowned theorists in the field of Neuropsychology, focusing on executive functions to establish a dialogue aimed at effective stimulation for people with Autism. It is concluded that the concepts of executive functions, such as planning strategy, inhibitory control, working memory/operational memory, and sustained attention, make working with children with Autism feasible, as it allows for the development of social aspects as well as adaptive aspects that enable success in social interaction.

Keywords: Neuropsychology. Executive Functions. Autism Spectrum Disorder – ASD.

 

 

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Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE).

Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com.

Lourival Pinto Filho, Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade FARMAT (MG).

Graduado em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC-BH); Graduando em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - RS ( UFSM ); Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade FARMAT (MG).

E-mail: louripinto.lpf@gmail.com

Mariana Mota Tessarolo

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Graduada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera Linhares. Especialista em Gerontologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/SP. Especialista em Gestão Geriátrica e Gerontológica pela PUC/RJ. MBA em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Anhanguera. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Anhanguera. Mestranda em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (Educatie). E-mail: enfermeiramarianamota@hotmail.com

Cátia Maria Dantas, Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unyleya (Unyleya).

Graduada em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).Mestre em Psicogerontologia pelo Intituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Unyleya (Unyleya). E-mail: catiamariadantas9@gmail.com

Brenda Pereira Franco, Psicóloga pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPSI, como também Psicóloga Clínica e professora no curso Psicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos em Governador Valadares - UNIPAC-GV.

Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2000); pós-graduada em Psicopedagogia Clinico-Institucional pela Universidade Aberta do Brasil - ESAB; pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado pelo Instituto ProMinas-UCAM (Universidade Cândido Mendes); pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto ProMinas-UCAM (Universidade Cândido Mendes); pós-graduada em Saúde Mental e Psiquiatria pela Faculdade Prominas; pós-graduação em Psicologia Infantil pela Faculdade Prominas. Atualmente é Psicóloga pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPSI, como também Psicóloga Clínica e professora no curso Psicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos em Governador Valadares - UNIPAC-GV. E-mail: brendinhafranco@gmail.com

Fonte: Clenilton Martins Faria; Lourival Pinto Filho; Mariana Mota Tessarolo; Cátia Maria Dantas, (2024).

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Publicado

2024-05-31