NO CAMINHO DA RESSOCIALIZAÇÃO: O PROGRAMA TRABALHANDO A LIBERDADE NA PERSPECTIVA DA REINSERÇÃO DO APENADO NO MERCADO DE TRABALHO NO AMAZONAS.

Autores

  • Walquiria dos Santos Ferreira Discente do curso de Serviço Social Uninorte.
  • Bruna Elorem de Lima Cordeiro Discente do curso de Serviço Social Uninorte.
  • Ester Nascimento de Medeiros Discente do curso de Serviço Social Uninorte.
  • Lindsay de Lima Emanuel Discente do curso de Serviço Social Uninorte.
  • Talita Brilhante Travassos Discente do curso de Serviço Social Uninorte.
  • Maria Francenilda Gualberto de Oliveira Docente e coordenadora do curso de Serviço Social Uninorte. Especialização em Gerontologia Social e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Resumo

RESUMO

Este artigo tem por objetivo caracterizar o processo de ressocialização dos apenados através da experiência no Programa Trabalhando a Liberdade no Estado do Amazonas, analisando a efetividade da inserção do apenado no mercado de trabalho, o qual faz parte de uma extensa problemática acerca de uma sociedade que ainda é discriminatória e preconceituosa, pois o estigma da condenação, o impede de retornar ao normal convívio em sociedade. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem bibliográfica atrelada à pesquisa exploratória, realizada através do levantamento de referências teóricas, como meios eletrônicos e escritos, como livros, artigos científicos, que se propõe a esclarecer um determinado problema. A pesquisa contribuirá com futuros trabalhos acadêmicos, abordando quais os aspectos que influenciam na reintegração social do apenado, apresentando como o Sistema Prisional do Amazonas atua nesta problemática, identificando os avanços e perspectivas no trabalho da ressocialização dos apenados do sistema prisional.


Palavras-chaves: Ressocialização. Sistema Prisional. Programa Trabalhando a Liberdade.

 

ABSTRACT

This article aims to characterize the process of resocialization of convicts through the experience of the Program of Work at Liberty in the State of Amazonas, analyzing the effectiveness of the insertion of convicts in the job market, which is part of an extensive problem regarding a society that It is still discriminatory and prejudiced, as the stigma of the conviction prevents him from returning to normal life in society. To this end, a bibliographic research approach linked to exploratory research was developed, carried out through the survey of theoretical references, such as electronic and written media, such as books and scientific articles, which aim to clarify a certain problem. The research will contribute to future academic work, addressing which aspects influence the social reintegration of inmates, presenting how the Amazonas Prison System works on this issue, identifying advances and perspectives in the work of resocializing inmates in the prison system.

Keywords: Resocialization. Prison System. Working Freedom Program.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walquiria dos Santos Ferreira, Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Bruna Elorem de Lima Cordeiro, Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Ester Nascimento de Medeiros, Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Lindsay de Lima Emanuel, Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Talita Brilhante Travassos, Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Discente do curso de Serviço Social Uninorte.

Maria Francenilda Gualberto de Oliveira, Docente e coordenadora do curso de Serviço Social Uninorte. Especialização em Gerontologia Social e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Assistente Social. Docente e coordenadora do curso de Serviço Social Uninorte. Especialização em
Gerontologia Social e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Atua com assessoria técnica em matéria de Serviço Social, como foco em organização e foratelecimento de grupos, liderança, gestão, execução e projetos sociais. Mentoria para desenvolvimento profissional de assistentes sociais e para profissionais que desejam atuar como autônomas no Digital. Atua na produção de conteúdo para disciplinas EaD para o curso de Serviço Social e áreas afins. Atuou como Coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário do Norte - Uninorte/SerEducacional (2019-2022). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Amazonas - UA (1999), especialização em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Desde 2005 atua como docente de graduação e pós-graduação. Atuou como professora substituta na UFAM (2016 - 2017). Foi coordenadora do curso de Pós-Graduação de Serviço Social na área Sócio-Jurídica da Uninorte no período de 2015-2018. Atuou como Assessora na Secretaria de Estado da Assistência Social - SEAS. Atuou como secretária Executiva da Comissão Intergestores Bipartite. Atuou como membro do Comitê de Ética na Pesquisa- CEP/Uninorte. Membro da Comissão Assessora Técnica de Serviço Social do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes- ENADE/Inep (2018/2022). Atuou como Líder Enade do curso desde 2015-2019. Atuou como assistente social no Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ/Uninorte desde 2012-2018. É autora de documentos técnicos pedagógicos do curso de Serviço Social-Uninorte. Instrutora e produtora de curso online de cuidadores de idosos e terceira idade na Prefeitura de Manaus. Participou do Comitê de Avaliação do Projeto Acadêmico Nacional de ensino do Serviço Social nas universidades brasileiras que integram a rede Laureate. Atuou como assistente social/pesquisadora no Grupo de Pesquisa Inter-Ação/UFAM no período de 2002 à 2007.

Fonte: Bruna Elorem de Lima Cordeiro; Ester Nascimento de Medeiros; Lindsay de Lima Emanuel; Talita Brilhante Travassos; Walquiria dos Santos Ferreira; Maria Francenilda Gualberto de Oliveira (2024).

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-24