RELATÓRIO FINAL DA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO 2017: OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS, NUMA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM LÚDICA E SÓCIO - EDUCATIVA DENTRO DAS COMUNIDADES DE BAIXA RENDA NO ESTADO DO AMAZONAS.
Resumo
RESUMO
As atividades da pratica da arte marcial jiu-jítsu para crianças e adolescentes teve por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições de lutas, nesta modalidade busca - se fortalecer a relação de amizade entre pais e filhos, fortalecendo as características positivas na personalidade dos praticantes desta arte marcial e possibilitar que as crianças e adolescentes atinjam a maturidade com seus princípios morais e éticos bem definidos para um desempenho pessoal de qualidade como um ser humano com princípios bem estabelecidos socialmente (familiarmente). Sabemos que as crianças de hoje, são possíveis formadores de opiniões de amanhã, um professor adequado (dito ou classificado como bom desempenho) não tem como objetivo formar campeões e sim formar pessoas vitoriosas na vida, isto é: pessoas seguras, determinadas e éticas. Em todas as atividades tentamos sempre manter uma relação muito próxima com a realidade do cotidiano das crianças e adolescentes da Comunidade Monte Sinai no Bairro da Cidade Nova II, na tentativa de prepar as crianças e adolescentes para o futuro com responsabilidade e segurança. A Luta, como um movimento cultural de escala mundial, teve seu por objetivo à busca da união entre os povos, utilizando-se das artes marciais como ferramenta de trabalho para se alcançar uma consciência pacifista, humanitária, democrática, ecológica e cultural. O desenvolvimento do indivíduo é visto a partir de um estilo de vida baseado na alegria do esforço e no respeito pelos cidadãos. Mantemos essa visão da luta suave como uma forma de inclusão social e de certa forma trazer as crianças e adolescentes para vivenciar uma realidade com mais motivação.
Palavras-chave: Educação Física, Cultura Corporal, Psicologia do Esporte.
FINAL REPORT OF THE 2017 EXTENSION CURRICULAR ACTIVITY: THE PEDAGOGICAL PROCESSES OF FIGHTING AND MARTIAL ARTS, IN A NEW PERSPECTIVE OF PLAYFUL AND SOCIO-EDUCATIONAL LEARNING WITHIN LOW-INCOME COMMUNITIES IN THE STATE OF AMAZONAS
ABSTRACT
The activities of practicing the martial art jiu-jitsu for children and adolescents aimed to improve concentration, provide self-esteem, discipline and health in complete safety. Much more than just blows and fighting positions, this modality seeks to strengthen the friendship relationship between parents and children, strengthening the positive characteristics in the personality of practitioners of this martial art and enabling children and adolescents to reach maturity with its principles. well-defined morals and ethics for quality personal performance as a human being with well-established socially (family) principles. We know that today's children are possible opinion makers of tomorrow, an adequate teacher (so-called or classified as good performance) does not aim to train champions but to form victorious people in life, that is: safe, determined and ethical people. In all activities we always try to maintain a very close relationship with the daily reality of children and adolescents in the Monte Sinai Community in the Cidade Nova II neighborhood, in an attempt to prepare children and adolescents for the future with responsibility and safety. The Struggle, as a cultural movement on a global scale, aimed to seek unity between peoples, using martial arts as a working tool to achieve a pacifist, humanitarian, democratic, ecological and cultural consciousness. The development of the individual is seen from a lifestyle based on the joy of effort and respect for citizens. We maintain this vision of soft fighting as a form of social inclusion and, in a way, bringing children and teenagers to experience a reality with more motivation.
Keywords: Physical Education, Body Culture, Sports Psychology.