PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS, OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS NO MUNDO GLOBALIZADO E INTERCONECTADO.

Autores

  • Valdelario Farias Cordeiro Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Instrumentos de Gestão Pública pela Universidade Federal do Amazonas.
  • Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM.
  • Karla de Araujo Lira Biblioteconomia. Gestão em Administração Pública. Mestranda em Administração pela Must University.

Resumo

RESUMO

O presente Papper pretende observar as principais estratégias, oportunidades e desafios para internacionalização de empresas no mundo globalizado e interconectado. A grande transformação digital que vivenciamos no cenário atual, onde cada vez mais as mudanças ocorrem de forma veloz e profunda impactando as organizações e por consequência com reflexos na globalização do mercados é resultante da inserção  de tecnologias disruptivas como IoT, Big Data, Blockchain, Robotização, Inteligência Artificial (IA) dentre outras, que transformaram a forma como os dispositivos recebem e utilizam as informações, resultando na otimização dos processos produtivos, deixando-os rápidos, independentes e diminuindo custos. Diante de um mercado globalizado e altamente competitivo, as empresas são compelidas a encontrarem alternativas aproveitando oportunidades no comércio exterior para ofertarem seus produtos e serviços em mercados além fronteiras. Esta atividade acadêmica está fundamentada no método de pesquisa bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina Business Strategies in the Global Economy e artigos científicos selecionados de acordo com as discussões no contexto das principais estratégias, oportunidades e desafios para internacionalização de empresas no mundo globalizado e interconectado.

Palavras-chave: Estratégia. Globalização. Internacionalização. Interconexão.

 

ABSTRACT

This Papper aims to observe the main strategies, opportunities and challenges for the internationalization of companies in the globalized and interconnected world. The great digital transformation that we are experiencing in the current scenario, where more and more changes occur quickly and profoundly, impacting organizations and consequently with repercussions on the globalization of markets, is the result of the insertion of disruptive technologies such as IoT, Big Data, Blockchain, Robotization , Artificial Intelligence (AI) among others, which transformed the way devices receive and use information, resulting in the optimization of production processes, making it fast, independent and reducing costs. Faced with a globalized and highly competitive market, companies are compelled to find alternatives, taking advantage of opportunities in foreign trade to offer their products and services in markets across borders. This academic activity is based on the bibliographical research method carried out based on the theoretical framework covered in the Business Strategies in the Global Economy discipline, and scientific articles selected according to discussions in the context of the main strategies, opportunities and challenges for the internationalization of companies in the world globalized and interconnected.

Keywords : Strategic. Internationalization. Globalization. Interconnection.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdelario Farias Cordeiro, Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Instrumentos de Gestão Pública pela Universidade Federal do Amazonas.

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Instrumentos de Gestão Pública pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrando em Business Administracion pela Must University. valdelario@ufam.edu.br

 

Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif, Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM.

Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM, Mestranda em Business Administração pela Must University. E-mail. dailiana4@gmail.com

Karla de Araujo Lira, Biblioteconomia. Gestão em Administração Pública. Mestranda em Administração pela Must University.

Biblioteconomia. Gestão em Administração Pública. Mestranda em Administração pela Must University.   kbiblios@gmail.com 

 

 

Fonte: Valdelario Farias Cordeiro; Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif; Karla de Araujo Lira (2024).

Downloads

Publicado

2024-03-27