PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS, OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS NO MUNDO GLOBALIZADO E INTERCONECTADO.
Resumo
RESUMO
O presente Papper pretende observar as principais estratégias, oportunidades e desafios para internacionalização de empresas no mundo globalizado e interconectado. A grande transformação digital que vivenciamos no cenário atual, onde cada vez mais as mudanças ocorrem de forma veloz e profunda impactando as organizações e por consequência com reflexos na globalização do mercados é resultante da inserção de tecnologias disruptivas como IoT, Big Data, Blockchain, Robotização, Inteligência Artificial (IA) dentre outras, que transformaram a forma como os dispositivos recebem e utilizam as informações, resultando na otimização dos processos produtivos, deixando-os rápidos, independentes e diminuindo custos. Diante de um mercado globalizado e altamente competitivo, as empresas são compelidas a encontrarem alternativas aproveitando oportunidades no comércio exterior para ofertarem seus produtos e serviços em mercados além fronteiras. Esta atividade acadêmica está fundamentada no método de pesquisa bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina Business Strategies in the Global Economy e artigos científicos selecionados de acordo com as discussões no contexto das principais estratégias, oportunidades e desafios para internacionalização de empresas no mundo globalizado e interconectado.
Palavras-chave: Estratégia. Globalização. Internacionalização. Interconexão.
ABSTRACT
This Papper aims to observe the main strategies, opportunities and challenges for the internationalization of companies in the globalized and interconnected world. The great digital transformation that we are experiencing in the current scenario, where more and more changes occur quickly and profoundly, impacting organizations and consequently with repercussions on the globalization of markets, is the result of the insertion of disruptive technologies such as IoT, Big Data, Blockchain, Robotization , Artificial Intelligence (AI) among others, which transformed the way devices receive and use information, resulting in the optimization of production processes, making it fast, independent and reducing costs. Faced with a globalized and highly competitive market, companies are compelled to find alternatives, taking advantage of opportunities in foreign trade to offer their products and services in markets across borders. This academic activity is based on the bibliographical research method carried out based on the theoretical framework covered in the Business Strategies in the Global Economy discipline, and scientific articles selected according to discussions in the context of the main strategies, opportunities and challenges for the internationalization of companies in the world globalized and interconnected.
Keywords : Strategic. Internationalization. Globalization. Interconnection.