DESAFIOS DO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM ADULTOS.
Resumo
RESUMO
O TDAH é uma condição multifatorial, entre ela a condição neurobiológica que se manifesta por meio de desafios cognitivos e comportamentais, tendo como principais sintomas a desatenção, impulsividade e hiperatividade física ou mental. Geralmente, esses sintomas tendem a aparecer na infância, tendo dificuldades de aprendizagem, de se relacionar com outras crianças ou agitar a sala de aula, fazer “bagunça”, gerando estereótipos entre familiares e professores como “burras”, “cabeça de vento”, preguiçosas e indisciplinadas (SILVA, 2014). Atualmente, em média 60% a 70% das pessoas que tiveram TDAH na infância mantêm o transtorno na vida adulta (AMARAL, 2001; BARKLEY, 2002; RISUEÑO, 2001; SOUZA, SERRA, MATTOS & FRANCO, 2001; TRAVELLA, 2004). Cerca de 56% dos diagnosticados relatam sofrer com a hiperatividade e 62% com a impulsividade e em cada faixa etária há demandas e desafios diferentes. Na vida adulta apresenta dificuldades no trabalho, vida acadêmica, relacionamentos e isso está diretamente ligado a autoestima do indivíduo, pois por muitas vezes se sentem incapazes de realizar as tarefas por terem maior dificuldades.nos resultados de um estudo com uma amostra pequena, frente à predominância estimada do transtorno na população, indicam que além do comprometimento associado aos sintomas básicos de desatenção, hiperatividade e impulsividade, crianças e adolescentes portadores de TDAH com significativa frequência podem apresentar comorbidade com outros transtornos psiquiátricos, o que aumenta o seu comprometimento funcional, afetando ainda mais o seu cotidiano (SOUZA, SERRA, MATTOS & FRANCO, 2001).
Palavras-Chave: TDAH; Autoestima; Diagnóstico; Hiperatividade.