INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
Resumo
RESUMO
O presente artigo, enquanto Trabalho de Conclusão de Curso, objetiva discutir acerca do processo de inclusão na educação infantil, no viés das práticas pedagógicas. Em virtude do número crescente de crianças com necessidade especial ingressando em turmas regulares na educação infantil, se faz necessário a possibilidade de acessibilidade da escola, mas principalmente a formação dos profissionais de educação. Dessa forma, a sala de aula é um dos lugares de maior relevância na construção da sonhada inclusão. Além das dificuldades materiais encontradas nas escolas, para que essa inclusão aconteça, há um déficit na formação do capital humano. Embasando-me em teóricos da área, pretendo analisar estes desafios, bem como averiguar possibilidades cabíveis, mediante a reflexão crítica no intuito de traçar um novo caminho e quem sabe um novo caminhante.
Palavras-chave: Inclusão. Educação infantil. Educação especial. Formação de professores.
ABSTRACT
This article, as a Course Completion Work, aims to discuss the process of inclusion in early childhood education, from the point of view of pedagogical practices. Due to the growing number of children with special needs joining regular classes in early childhood education, the possibility of accessibility to the school is necessary, but mainly the training of education professionals. In this way, the classroom is one of the most relevant places in the construction of the dreamed inclusion. In addition to the material difficulties encountered in schools, for this inclusion to happen, there is a deficit in the formation of human capital. Based on theorists in the area, I intend to analyze these challenges, as well as investigate appropriate possibilities, through critical reflection in order to trace a new path and, who knows, a new walker.
Keywords: Inclusion. Child education. Special education. Teacher training.