A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PRÁTICAS DE COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS DE IDADE.

Autores

  • Amanda Barbara Oliveira Alves Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Universidade Nilton Lins.
  • Larissa Nascimento dos Santos Especialista pela CBI of Miami Faculdade de Tecnologia de Curitiba.

Resumo

RESUMO

A Psicomotricidade como ferramenta pedagógica é crucial para auxiliar as crianças a compreender e aprimorar seus movimentos, sendo capaz de promover um desenvolvimento consciente e seguro. É por meio do trabalho psicomotor que se faz com que a criança entenda seu corpo e desenvolva a autoaceitação, estabelecendo uma base sólida para o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor. Além disso, o ensino na fase pré-escolar, em sua grande maioria, é realizado através do lúdico, com função de que a criança seja capaz de compreender a si, o outro e o mundo a sua volta como parte integrativa e social. Uma das problemáticas deste estudo foi a carência de pesquisas sobre a temática realizadas na região Norte do Brasil. Este estudo possui como objetivo explorar de que forma a Psicomotricidade beneficia o desenvolvimento de crianças na fase de Educação Infantil (até os 6 anos de idade). Como justificativa para esta pesquisa, identificou-se a carência em estudos sobre esta temática nas escolas da região Norte do país. Uma problemática a ser levantada nesta pesquisa, refere-se não somente à carência de pesquisas na região norte, como também a falta de práticas adequadas para as demandas específicas das crianças até 6 anos de idade.

Palavras-chave: 1. Educação infantil; 2. Psicomotricidade; 3. Desenvolvimento da criança.

 

ABSTRACT 

Psychomotricity as a pedagogical tool is crucial to help children understand and improve their movements, being able to promote conscious and safe development. It is through psychomotor work that children understand their body and develop self-acceptance, establishing a solid foundation for emotional, cognitive and motor development. Furthermore, teaching in the preschool phase, for the most part, is carried out through play, with the aim of ensuring that the child is able to understand themselves, others and the world around them as an integrative and social part. One of the problems of this study was the lack of research on the topic carried out in the Northern region of Brazil. This study aims to explore how Psychomotricity benefits the development of children in the Early Childhood Education phase (up to 6 years of age). As a justification for this research, a lack of studies on this topic in schools in the North of the country was identified. A problem to be raised in this research refers not only to the lack of research in the northern region, but also the lack of appropriate practices for the specific demands of children up to 6 years of age.

Keywords: 1. Early childhood education; 2. Psychomotricity; 3. Child development.

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Amanda Barbara Oliveira Alves, Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Universidade Nilton Lins.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Universidade Nilton Lins, como requisito parcial à obtenção do Grau de Bacharel em Pedagogia.

Fonte: Amanda Barbara Oliveira Alves, 2023.

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Publicado

2023-12-10