INTELIGENCIA EMOCIONAL E RESILIÊNCIA NO ESPAÇO EMPRESARIAL.

Autores

  • Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif Técnica Administrativa - TAE (Faculdade de Estudos Sociais - FES - Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico - UFAM - CDTECH - Universidade Federal do Amazonas - UFAM).
  • Maria de Nazaré Teles de Lima FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED - CURSO DE PEDAGOGIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM.
  • Karla de Araújo Bibliotecária - Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Valdelário Farias Cordeiro Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

Para que possamos conviver de forma harmoniosa com os que nos cercam e fazem parte de nosso  cotidiano  no  trabalho, precisamos  compreender  a  importância  do  conhecimento emocional, identificando caminhos possíveis de melhor resiliência quanto á promoção  do desempenho de atividades as quais possam proporcionar e despertar o sentido de colaboração, além de competências emocionais,  tendo como meta principal  a melhoria das relações pessoais no ambiente de trabalho  e , consequentemente, maior produção. Assim, as reflexões que serão expostas  neste  artigo  dizem respeito  â  inteligência  emocional  e  resiliência,  norteando  a relevância do saber lidar com eficiência frente a situações pertinentes ao contexto da empresa, na busca de proporcionar um melhor ambiente de trabalho, gerenciamento de atitudes em grupo e promoção de habilidades na resolução de problemas e desafios enfrentados neste contexto. Para tanto, a metodologia aplicada no estudo apresentado estruturou-se na forma bibliográfica, na qual as leituras utilizadas foram de primordial relevância para que nossas reflexões tivessem cunho argumentativo de maneira positiva e científica. Espera-se que as reflexões e as situações apresentadas durante o processo do estudo consigam alcançar pessoas que estejam interessadas em conhecer a relevância de se conhecer e ter o domínio emocional para que, assim, possa conviver em harmonia e superação de desafios enfrentados no cotidiano empresarial.

Palavras-chave: Inteligência Emocional. Resiliência. Emoções. Ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif, Técnica Administrativa - TAE (Faculdade de Estudos Sociais - FES - Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico - UFAM - CDTECH - Universidade Federal do Amazonas - UFAM).

Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM, Mestranda em Administração pela Must University.

Valdelário Farias Cordeiro, Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Instrumentos de Gestão Pública pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrando em Business Administracion pela Must University.

Fonte: Dailiana Andrade de Queiroz Saif, 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-10