EFEITOS DA GESTÃO PARA A ESCOLA DE MAIOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO GOVERNADOR VALADARES.

Autores

  • Gedison da Silva Bessa Graduado em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).
  • Larissa Kelly Campos Rocha Especialista em Pedagogia Social e Educação Especial e Inclusiva (FAVENI).
  • Samantha Barbosa Graduada em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).
  • Sandyla Gonçalves Castinho Especialista em Neuropsicopedagogia (FAVENI). Graduanda em Educação Especial (FAVENI).
  • Sandra Maria Perpétuo Mestre em Educação (UFOP). Doutoranda em Educação (UFOP).

Resumo

RESUMO 

Neste artigo propõe-se revelar mecanismos utilizados para se chegar a uma boa colocação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB no ano de 2017, em uma escola pública municipal de Governador Valadares. O IDEB é uma das primeiras iniciativas brasileiras para aferir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Teve- se como objetivo conhecer a atuação da Gestão da Escola Municipal Laura Fabri evidenciando a melhoria da aprendizagem dos alunos nos anos inicias do ensino fundamental, bem como as ações que norteiam o bom desempenho no IDEB 2017. Para alcance dos resultados utilizou-se uma abordagem qualitativa, cuja metodologia será a pesquisa de campo com envio de questionário a diretora da escola. Os resultados apontam para a importância da gestão democrática participativa. Por fim, aguarda-se que após o entendimento desse material revela-se que o gestor da escola é fundamental para tal colocação no IDEB, e que a atuação do mesmo é essencial para elevar o IDEB.

Palavras- chave: IDEB. Gestão democrática.

 

ABSTRACT 

This article aims to reveal the mechanisms used to achieve a high placement in the Basic Education Development Index (IDEB) in the year 2017 at a municipal public school in Governador Valadares. The IDEB is one of Brazil's first initiatives to assess the quality of education nationally and establish goals for improving teaching. The objective was to understand the performance of the management of the Laura Fabri Municipal School, highlighting the improvement in student learning in the early years of elementary education, as well as the actions that guide high performance in the 2017 IDEB.To achieve the results, a qualitative approach was used, with the methodology involving field research and sending a questionnaire to the school's principal. The results point to the importance of participatory democratic management. Finally, it is expected that after understanding this material, it will become evident that the school administrator plays a fundamental role in achieving a high IDEB ranking, and their performance is essential in raising the IDEB.

Keywords: IDEB. Democratic management.

 

 

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Biografia do Autor

Gedison da Silva Bessa, Graduado em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

Graduado em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizado (DESCOMPLICA); Ludopedagogia e Psicomotricidade (FAVENI); Alfabetização e Letramento (FAVENI); Educação Infantil e Anos Iniciais (FAVENI); Gestão Educacional (UNICESUMAR).

E-mail: gedisonbessa2013@outlook.com

Larissa Kelly Campos Rocha, Especialista em Pedagogia Social e Educação Especial e Inclusiva (FAVENI).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais (FAVENI). Especialista em Gestão do Trabalho (Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração) (FAVENI). Especialista em Pedagogia Social e Educação Especial e Inclusiva (FAVENI).

E-mail: larissakellyc@hotmail.com

Samantha Barbosa, Graduada em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).

E-mail: samanthabarbosapeda-go37@hotmail.com

Sandyla Gonçalves Castinho, Especialista em Neuropsicopedagogia (FAVENI). Graduanda em Educação Especial (FAVENI).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Educação Infantil, Especial e TGD (Transtorno Globais do Desenvolvimento) (FAVENI). Especialista em Gestão Escolar (FAVENI). Especialista em Neuropsicopedagogia (FAVENI). Graduanda em Educação Especial (FAVENI).

E-mail: sandyla2.0@hotmail.com

Sandra Maria Perpétuo, Mestre em Educação (UFOP). Doutoranda em Educação (UFOP).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Alfabetização e Letramento; Supervisão e Coordenação Escolar (PUC-MINAS); Gestão Educacional (ISECUB); Educação Inclusiva, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia (IMESMERCOSUR). Mestre em Educação (UFOP). Doutoranda em Educação (UFOP).

E-mail: sandraplocatelli@hotmail.com

Fonte: Gedison da Silva Bessa; Larissa Kelly Campos Rocha; Samantha Barbosa; Sandyla Gonçalves Castinho; Sandra Maria Perpétuo (2023).

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Publicado

2023-10-06