ANSIEDADE NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM COGNITIVO COMPORTAMENTAL.

Autores

  • Erica Meireles Frois Barbosa Especialista em Gestão Pública (UFOP) Universidade Federal de Ouro Preto Especialista em Neuropsicologia (Famaqui) Faculdade Mário Quintanda.

Resumo

RESUMO 

O objetivo deste estudo foi identificar as principais características de ansiedade em crianças e os recursos terapêuticos mais frequentes e eficazes dentro da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Para atingir esse objetivo, adotou-se uma abordagem em três etapas. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura para compreender as características de ansiedade na infância. Em seguida, analisou-se os principais recursos da TCC utilizados no tratamento dessas características ansiosas em crianças, e investigou-se como os métodos de intervenção da TCC são aplicados na prática apontando quais resultados são alcançados. Os resultados deste estudo revelaram que as crianças apresentam uma variedade de características ansiosas, incluindo preocupações excessivas, medos irracionais e sintomas físicos relacionados à ansiedade. Além disso, os recursos terapêuticos mais frequentemente empregados na abordagem da TCC incluem técnicas de reestruturação cognitiva, exposição gradual a situações temidas e treinamento em habilidades de enfrentamento. Mediante ao exposto destaca-se a eficácia desses métodos na redução dos sintomas ansiosos em crianças, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida deste público. Este estudo contribui para a compreensão das práticas clínicas na área da ansiedade infantil e fornece informações valiosas para o desenvolvimento de recursos terapêuticos mais eficazes. A pesquisa destaca a importância da TCC como abordagem eficaz no tratamento da ansiedade em crianças, destacando a relevância de estratégias cognitivas e comportamentais para promover o bem-estar emocional na infância.

Palavras-chave: Ansiedade infantil. Terapia Cognitivo Comportamental. Recursos terapêuticos.

 

ABSTRACT 

The objective of this study was to identify the main characteristics of anxiety in children and the most frequent and effective therapeutic resources within the Cognitive-Behavioral Therapy (CBT) approach. To achieve this goal, a three-step approach was adopted. Firstly, a literature review was conducted to understand the characteristics of anxiety in childhood. Next, the main CBT resources used in the treatment of these anxious characteristics in children were analyzed, and an investigation was carried out into how CBT intervention methods are applied in practice and what results are achieved.The results of this study revealed that children exhibit a variety of anxious characteristics, including excessive worries, irrational fears, and physical symptoms related to anxiety. Furthermore, the therapeutic resources most frequently employed in the CBT approach include cognitive restructuring techniques, gradual exposure to feared situations, and coping skills training. In light of the above, the effectiveness of these methods in reducing anxious symptoms in children is highlighted, leading to a significant improvement in the quality of life of this population.This study contributes to the understanding of clinical practices in the field of childhood anxiety and provides valuable information for the development of more effective therapeutic resources. The research emphasizes the importance of CBT as an effective approach in the treatment of anxiety in children, underscoring the relevance of cognitive and behavioral strategies in promoting emotional well-being in childhood.Parte superior do formulário.

Keywords: Childhood anxiety. Cognitive Behavioral Therapy. Therapeutic resources.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Meireles Frois Barbosa, Especialista em Gestão Pública (UFOP) Universidade Federal de Ouro Preto Especialista em Neuropsicologia (Famaqui) Faculdade Mário Quintanda.

Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Especialista em Terapias Cognitiva da Infância e Adolescência ( Famaqui) Faculdade Mário Quintanda. Especialista em Gestão Pública (UFOP) Universidade Federal de Ouro Preto Especialista em Neuropsicologia (Famaqui) Faculdade Mário Quintanda.

E-mail: ericameirellesfroisbarbosa@gmail.com

Fonte: Erica Meireles Frois Barbosa (2023).

Downloads

Publicado

2023-10-06