COMUNICAÇÃO E AMBIENTE ESCOLAR: REFLETINDO A COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.

Autores

  • Denise Ramos de Lima Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Columbia de Assunção-Paraguai.

Resumo

COMUNICAÇÃO E AMBIENTE ESCOLAR: REFLETINDO A COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

COMMUNICATION AND SCHOOL ENVIRONMENT: REFLECTING ON COMMUNICATION IN THE SCHOOL CONTEXT

                                                                                             

 

RESUMO 

O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico e sistemático a partir de uma abordagem bibliográfica no que se refere à relação dialógica entre comunicação e ambiente escolar. A comunicação, por ser utilizada por pessoas, modifica-se ao longo do tempo. Não basta voltar muito no tempo para constatar que a comunicação com os entes escolares se desgastou nas últimas décadas. O fato é que a escola passou a não ocupar mais o centro da atenção dos pais como ocorreu durante boa parte do século passado. Sendo assim, o que se busca com o presente artigo é entender como a comunicação foi estabelecia ao longo do tempo, quais os ganhos que advieram desse processo e quais as perdas que foram constatadas. Ao longo do presente artigo constatou-se que a comunicação sempre foi considerada como sendo de suma importância para as relações humanas; houve importantes modificações nos canais de comunicação ao tempo o que refletiu que no âmbito escolar; nos dias de hoje a comunicação passa a ser primordial para o sucesso escolar.

Palavras-chaves: Desafios. Comunicação. Escola. Ensino.

 

ABSTRACT 

This article aims to present a theoretical and systematic study from a bibliographic approach regarding the dialogical relationship between communication and school environment. Communication, because it is used by people, changes over time. It is not enough to go back in time to see that communication with school entities has eroded in recent decades. The fact is that the school no longer occupies the center of parental attention as it did for much of the last century. Thus, what is sought with this article is to understand how communication was established over time, what gains came from this process and what losses were found. Throughout the present article it was found that communication has always been considered to be of paramount importance for human relations; there were important changes in the communication channels at the time, which reflected that in the school environment; Nowadays, communication becomes paramount to school success. 

Keywords: Challenges. Communication. School. Teaching.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Ramos de Lima, Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Columbia de Assunção-Paraguai.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em História pela Faculdade Liberdade-Educação E Tecnologia (FALIBER). Pós -Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado Oliveira. Pós -Graduada Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Bookplay. Pós-Graduada Lato-Sensu em Análise Comportamental Aplicada ABA pela Faculdade Bookplay. Pós- Graduada Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado e a Psicomotricidade. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Columbia de Assunção-Paraguai. E-mail: limadenyse38@gmail.com

Fonte: Denise Ramos de Lima (2023).

Downloads

Publicado

2023-10-06