A TECNOLOGIA NO ENSINO: UMA QUESTÃO DE REFLEXÃO E AÇÃO.

Autores

  • Wendel Teles De Lima Professor da Universidade do Estado do Amazonas - CSTB-UEA; Pós-Doutor em geografia. OCID 0000-0002-5223-2650.
  • Maria de Nazaré de Lima Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Emanuele Martins Teles Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Resumo

RESUMO

O uso da tecnologia no ensino toma outras configurações inovando a maneira de se ensinar através das fermentas digitais, as quais têm se apresentado mais flexíveis e democráticas. Com a popularização dessas ferramentas entre os alunos na escola, a tecnologia oferece um campo muito mais amplo e criativo para o formador que busca novas e positivas formas de ensinar. Desta forma, novas metodologias apresentam-se diariamente como sendo possíveis em sala aula, pois o professor, dominando esse fazer pedagógico, trabalha seus conteúdos de forma inteligente, estimulante e criativamente didática. É o espaço pedagógico sendo trabalhado através das ferramentas digitais. Este estudo se baseou em pesquisa bibliográfica, trabalhos acadêmicos, livros digitais, artigos indexados, sobre o assunto, e nas observações realizadas em salas de aula de escolas do município de Manaus. Esperamos que este apresente-se como um ponto de reflexão por educadores que acreditam que o acontecer da sala de aula é um constante universo de fazeres, aprendizagens diversificadas e metodologias capazes de despertar o interesse tanto de quem aprende quanto de quem se propõe a ensinar. 

Palavras-Chave:  Tecnologia. Ensino. Ferramenta digital. 

 

ABSTRACT

The use of technology in teaching takes on other configurations, innovating the way of teaching, with the use of more flexible and democratic digital tools, with the popularization of these tools, among students at school, which modify and demonstrate a new way to teach, it is up to the teacher to know how to insert a new format to present the contents in the classroom, therefore, the school had to readapt with these digital tools in teaching, so this research was based on bibliographical research, academic works , digital books, and indexed articles on the subject, as well as social life belonging to the school, teaching undergoes major transformations as was the use of different forms of presenting technology now very present in school. 

Keywords:Technology. Teaching. Teaching format.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendel Teles De Lima, Professor da Universidade do Estado do Amazonas - CSTB-UEA; Pós-Doutor em geografia. OCID 0000-0002-5223-2650.

Professor da Universidade do Estado do Amazonas - CSTB-UEA; Pós-Doutor em geografia. OCID 0000-0002-5223-2650.

Maria de Nazaré de Lima, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Diretora da PROEXT/UFAM. Dra. em Ciências da Educação.

Emanuele Martins Teles, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Fonte: Wendel Teles de Lima (2023).

Downloads

Publicado

2023-08-15