CADERNO DE FORMAÇÃO RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2022/02 – Saura Semina Pimenta Assunção.

Autores

  • Saura Semina Pimenta Assunção CURSO DE PEDAGOGIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO – UFAM.
  • Maria de Nazaré Tales de Lima Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

Relato de Experiência:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. “Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.” (BNCC, 2018, p.36). Percebe-se então a relevância da Educação Infantil, pois é por meio da mesma que a criança vai criar seu primeiro vínculo com a escola e, portanto, deve ser prazerosa e divertida, buscando de fato seu desenvolvimento e oportunidades de crescimento em muitas áreas. “ Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.”( BNCC, 2018, p.36). Nesse sentido, o papel do professor é oferecer oportunidades para vivências e aprendizados significativos e levando em conta a realidade da criança juntamente com a proposta pedagógica da escola. O professor deve fazer um diagnóstico para conhecer suas crianças e criar metodologias que possam favorecer a comunicação, interação e brincadeiras que busquem seu desenvolvimento pleno e respeito com seu ritmo, trazendo conhecimentos de si e do outro por meio de atividades que alarguem seus padrões de conhecimentos. “ A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças.”( BNCC,2018, p.37) Sabemos que as interações e brincadeiras devem ser o pilar das práticas pedagógicas da Educação Infantil, pois é por meio desta que a criança irá se desenvolver e se conhecer como parte integrante de um grupo social, um ser pensa , que constrói e que conhece. A escola que oferece a educação infantil deve ter como premissa o respeito à criança e sua família. A criança quando se encontra na escola que estuda, vem com gosto para estudar. A professora que constrói laços afetivos com sua turma, se torna uma amiga e é alguém que a criança passa a confiar diariamente.

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Biografia do Autor

Saura Semina Pimenta Assunção, CURSO DE PEDAGOGIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO – UFAM.

CURSO DE PEDAGOGIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO –  UFAM.

Fonte: Saura Semina Pimenta Assunção (2023).

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Publicado

2023-08-15