REFLETINDO A METODOLOGIA REMOTA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIENCIA DE ESTÁGIO.

Autores

  • Emanuele Martins Teles Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.
  • Maria de Nazaré Teles de Lima Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Wendell Teles de Lima Pós doutor em geografia. Prof. na Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Resumo

RESUMO

O estágio supervisionado é uma experiência de prática que nos orienta no sentido de nos fazer refletir acerca do fazer pedagógico, pois nos possibilita conviver com profissionais já experientes em sala de aula. O presente artigo apresenta o resultado do estágio realizado na Escola Municipal Antonina Borges de Sá, em Manaus/AM. O foco deste trabalho, intitulado “Experiência de Estágio: Refletindo a metodologia remota nas aulas de Língua Portuguesa”, é o de mostrar a importância da metodologia remota no que diz respeito à avaliação. Nesse sentido, o trabalho está estruturado em: Área de concentração: Formação do Professor de Língua Portuguesa; Programa de Extensão: Formação e Capacitação Docente; Projeto de Extensão: Avaliação da Aprendizagem Remota e Produto Virtual: Videoaula. A meta, então, foi, por meio do produto virtual (videoaula), proporcionar aos docentes que trabalham a disciplina Língua Portuguesa, estratégias que facilitem a prática de avaliação na modalidade de ensino remoto, uma vez que se reconhece a relevância e a necessidade do profissional de ensino estar em constante atualização, buscando inovar sua metodologia de ensino, para que a aprendizagem do seu aluno seja significativa.

Palavras-chave: Metodologia remota, Língua Portuguesa, Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuele Martins Teles, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

Maria de Nazaré Teles de Lima, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (1990), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Americana (2016). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente responde como Diretora do Departamento de Projetos e Programas de Extensão - DPROEX, na Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT, atua como pesquisadora e é membro da Comissão Permanente de Avalição - CPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: escola municipal, Ensino Fundamental e Educação Infantil. Dra. em Ciências da Educação. Professora na Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Wendell Teles de Lima, Pós doutor em geografia. Prof. na Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015) e pós doutorado em geografia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, prof do modulado geogr. política matutino da Universidade do Estado do Amazonas e prof do modulado geogr. política vespertino da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolitica, amazônia, fronteira, amazônia. fronteira. desenvolvimento regional. e geografia.

Fonte: Emanuele Martins Teles (2023).

Downloads

Publicado

2023-08-15