FAMÍLIA E ESCOLA: RESSIGNIFICANDO O OLHAR DOCENTE.
Resumo
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico e sistemático a partir de uma abordagem bibliográficano que se refere à relação dialógica entre família e escola. Na presente abordagem, família e escola possuem uma relação de paridade: de importância igualitária no que tange a vida escolar dos discentes. Por ser um estudo pautado em teorias e publicações acadêmicas e científicaso presente artigo se caracteriza como sendo um trabalho de natureza bibliográfica. Uma pergunta que pode (e deve) nortear o presente artigo científico da conta de questionar: como a família deve ser vista no âmbito das relações colaborativas entre a escola e aluno? Entre as principais constatações do artigo estão: há uma lacuna comunicativa quando o assunto é diálogo com as famílias; é crescente o número de famílias que não acompanham a vida escolar dos seus filhos; quando a família se insere na vida escolar do aluno esta vivência possibilita ganhos significativos; é urgente que a escola construa uma nova visão/concepção do papel da família dentro e fora do ambiente escolar.
Palavras-chave: Família. Escola. Diálogo. Novos Olhares.
ABSTRACT
This article aims to present a theoretical and systematic study from a theoretical approach studies respective to the dialogical relationship between family and school. In the present theoretical approach, family and school have a relationship of parity: of equal importance with regard to the students' school life. Because it is a study based on theories and academic and scientific publications, this article is characterized as a work of a bibliographic nature. A question that can (and should) guide this scientific article from the account of questioning: how should the family be seen in the context of collaborative relationships in the school context? Among the main findings of the article are: there is a discrepancy when it comes to dialogue with families; a growing number of families are not keeping up with their children's school life; when the family is inserted in the student's school life, he experiences very significant gains; It is urgent that the school build a new vision/conception of the role of the family inside and outside the school environment.
Keywords: Family. School. Dialogue. New Conceptions.