O ESPORTE ESCOLAR COMO FATOR MOTIVACIONAL NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DAS REGULAÇÕES MOTIVACIONAIS PARA A PRATICA DESPORTIVA.

Autores

  • Matheus de Almeida Nunes Graduando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.
  • Walcymar Souza Aleixo de Moura Professor Doutor, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Resumo

RESUMO


A palavra motivação surgiu através do latim derivando da palavra Motivus, significando mover. A partir disso entende-se por motivação a vontade para fazer um esforço a mais e alcançar metas. Portanto, o presente artigo de conclusão de curso averigua quais os principais fatores motivacionais para a prática esportiva nas aulas de educação física. Através de uma revisão de literatura de modelo sistemática a pesquisa por artigos relacionados a temática encontrou um total de 93 trabalhos nas bases de dados do Periódicos CAPES e SciELO, dos quais somente 6 foram utilizados na investigação. Nota-se que na maioria dos artigos os fatores relacionados as competências técnicas apresentam maior grau de importância. Revelando assim que a principal motivação dos escolares para a prática desportiva está ligada a necessidade de adquirir novas habilidades técnicas e a obtenção de resultados
positivos nos esportes que praticam.


Palavras-chave: esporte escolar; psicologia do esporte; revisão de literatura.

SCHOOL SPORT AS A MOTIVATIONAL FACTOR IN EDUCATIONAL TRAINING: A SYSTEMATIC REVIEW ABOUT MOTIVATIONAL REGULATIONS FOR SPORTS PRACTICE.


ABSTRACT


The word motivation came from the Latin word Motivus, meaning to move. From this, motivation is understood as the will to make an extra effort and achieve goals. Therefore, this course conclusion article investigates the main motivational factors for practicing sports in physical education classes. Through a systematic literature review, the search for articles related to the theme found a total of 93 works in the Periódicos CAPES and SciELO databases, of which only 6 were used in the investigation. It is noted that in most articles, factors related to technical skills are more important. Thus revealing that the main motivation of students to practice sports is linking the need to acquire new technical skills and the achievement of positive results in the sports they practice.


Keywords: school sport; sport psychology; literature review.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Almeida Nunes, Graduando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Graduando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade
Federal do Amazonas, Brasil.

Walcymar Souza Aleixo de Moura, Professor Doutor, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Professor Doutor, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do
Amazonas, Brasil.

Fonte: Matheus de Almeida Nunes (2023).

Downloads

Publicado

2023-08-15