OS JOGOS CULTURAIS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO ATRAVÉS DO JOGO.

Autores

  • Beatriz Suellen da Silva Lira Graduanda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.
  • Walcymar Souza Aleixo de Moura Professor Doutor, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Resumo

RESUMO

O presente artigo possui reflexões sobre a importância da prática dos jogos e brincadeiras culturais como conteúdo nas aulas de educação física, destaca seus benefícios para o desenvolvimento do discente, sendo um deles a melhora em suas capacidades físicas e mentais, por conter um leque grande, com diversas brincadeiras, sendo elas competitivas ou cooperativas, estando presente desde o ensino infantil. O professor terá uma grade de jogos enorme, com grande possibilidade de variações dentro das brincadeiras, sendo assim, o professor sempre poderá trabalhar a inclusão de todos, diminuindo a evasão nas aulas, e promovendo a formação do educando através da prática. O jogo é considerado uma atividade fundamental, pois é durante o brincar que a criança se constrói, veremos no decorrer deste artigo os benefícios desta prática dentro das salas de aula, não só visando o desenvolvimento motor, mas também sua contribuição no processo de construção do sujeito, sua identidade perante a sociedade e seus valores, vai além do entretimento da criança, promove o desenvolvimento integral do discente.

Palavras-chave: jogos culturais; educação física; ensino do jogo. 

CULTURAL GAMES AS PHYSICAL EDUCATION CONTENT: A TOOL FOR MOTOR AND COGNITIVE DEVELOPMENT THROUGH GAMES

ABSTRACT

This article has reflections on the importance of playing games and cultural games as content in physical education classes, highlights its benefits for the development of students, one of which is the improvement in their physical and mental capacities, as it contains a large range, with different games, whether competitive or cooperative, it has been present since kindergarten, the teacher will have a huge grid of games, with a great possibility of variations within the games, therefore, the teacher will always be able to work on the inclusion of all, reducing evasion in classes, and promoting the training of students through practice. The game is considered a fundamental activity because it is during playing that the child builds himself, we will see in the course of this article the benefits of this practice within the classrooms, not only aiming at motor development, but also its contribution in the construction process of the subject, his identity before society and its values, goes beyond the entertainment of the child, promotes the integral development of the student. 

Keywords: cultural games; physical education; game teaching.

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Biografia do Autor

Beatriz Suellen da Silva Lira, Graduanda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Graduanda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Walcymar Souza Aleixo de Moura, Professor Doutor, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Professor Doutor, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Fonte: Beatriz Suellen da Silva Lira (2023).

Publicado

2023-08-15