MANEJO DA DIVERSIDADE COGNITIVA E SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS.
Resumo
RESUMO
Este artigo discute a importância de se repensar as abordagens tradicionais de diversidade na educação para atender às necessidades de todos os alunos, considerando suas diversidades cognitivas e socioemocionais. Os autores realizaram uma pesquisa bibliográfica em livros e revistas, incluindo textos legais que fundamentam o estudo do tema, como a BNCC. O artigo questiona sobre a representatividade do aluno como protagonista do processo educativo, abordando temas como diversidade cognitiva e socioemocional, conceitos de diversidade intelectual e socioemocional e possíveis causas e manifestações, além de discutir o manejo dessa diversidade nas escolas. O objetivo geral do estudo é refletir sobre o manejo da diversidade cognitiva e socioemocional dos alunos.
Palavras chave: diversidade. Competências cognitivas e socioemocionais. Inclusão. Professor. Aluno.
ABSTRACT
This article discusses the importance of reconsidering traditional approaches to diversity in education in order to meet the needs of all students, taking into account their cognitive and socio-emotional diversities. The authors conducted a literature review of books, magazines, and legal texts, such as the BNCC, that underpin the study of the topic. The article questions the representativeness of the student as the protagonist of the educational process, addressing topics such as cognitive and socio-emotional diversity, concepts of intellectual and socio-emotional diversity, possible causes and manifestations, as well as discussing the management of this diversity in schools. The general objective of the study is to reflect on the management of cognitive and socio-emotional diversity among students.
Keywords: diversity. Cognitive and social-emotional skills. Inclusion. Teacher. Student.