MANEJO DA DIVERSIDADE COGNITIVA E SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS.

Autores

  • Eliene Pereira da Silva Dias Teóloga e Secretária executiva. Consultora em escrita acadêmica e em gestão digital na educação.
  • Jonas Bezerra da Costa Professor efetivo na rede municipal de ensino em Guarantã do Norte/MT.
  • Luciene Novais Graduada em Letras com habilitação em Inglês. Professora. 
  • Marinalva de Sousa Barbosa Graduada em Letras e Graduada em Pedagogia. Professora, diretora escolar.
  • Vanessa Rodrigues de Gusmão Especialista em Gestão Pública e bacharel em Direito. Assistente em administração - Instituto Federal de Alagoas Campus Murici-AL.

Resumo

RESUMO

Este artigo discute a importância de se repensar as abordagens tradicionais de diversidade na educação para atender às necessidades de todos os alunos, considerando suas diversidades cognitivas e socioemocionais. Os autores realizaram uma pesquisa bibliográfica em livros e revistas, incluindo textos legais que fundamentam o estudo do tema, como a BNCC. O artigo questiona sobre a representatividade do aluno como protagonista do processo educativo, abordando temas como diversidade cognitiva e socioemocional, conceitos de diversidade intelectual e socioemocional e possíveis causas e manifestações, além de discutir o manejo dessa diversidade nas escolas. O objetivo geral do estudo é refletir sobre o manejo da diversidade cognitiva e socioemocional dos alunos.

Palavras chave: diversidade. Competências cognitivas e socioemocionais. Inclusão. Professor. Aluno.

 

ABSTRACT 

This article discusses the importance of reconsidering traditional approaches to diversity in education in order to meet the needs of all students, taking into account their cognitive and socio-emotional diversities. The authors conducted a literature review of books, magazines, and legal texts, such as the BNCC, that underpin the study of the topic. The article questions the representativeness of the student as the protagonist of the educational process, addressing topics such as cognitive and socio-emotional diversity, concepts of intellectual and socio-emotional diversity, possible causes and manifestations, as well as discussing the management of this diversity in schools. The general objective of the study is to reflect on the management of cognitive and socio-emotional diversity among students. 

Keywords: diversity. Cognitive and social-emotional skills. Inclusion. Teacher. Student.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliene Pereira da Silva Dias, Teóloga e Secretária executiva. Consultora em escrita acadêmica e em gestão digital na educação.

Doutoranda em Ciências da Educação - UTIC/ASU. Mestra em Governança e Desenvolvimento pela Enap. Especialização em Secretariado Executivo e Gestão de Pessoas no Serviço Público. Graduação em Administração(Estácio), Teologia (Facetam), Educação Religiosa (IBER) e Secretariado Executivo (UPIS). Tenho experiência nas áreas de Secretariado Executivo, Educação e Administrativo Geral e Pública. Trabalhei assessorando altos executivos em empresas privadas e fui coordenadora e professora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue na UNIP. Na área educacional, desenvolvo trabalho voluntário na capacitação e treinamento para professores e líderes e também trabalho com cursos e mentorias no mercado digital. Na área pública tenho trabalhado na área de gestão de pessoas, gestão administrativa, gestão de contratos e auditoria interna. Trabalho voluntariamente na Coordenação do Ministério de Ensino da Primeira Igreja Batista no Guará/DF, coordenado a Escola Bíblica. Atualmente faço parte do quadro de servidores públicos federais, lotada na assessoria da Secretária de Gestão e Administração do TRF1.

Doutoranda em Ciências da Educação/UTIC - PY. Mestra em Governança e Desenvolvimento/Enap. Administradora, Teóloga e Secretária executiva. Consultora em escrita acadêmica e em gestão digital na educação. Pesquisadora. E-mail: profa.lndias@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/0407447463722596. Orcid: 000-0002-3918-0593.

Jonas Bezerra da Costa, Professor efetivo na rede municipal de ensino em Guarantã do Norte/MT.

Doutorando em Ciências da Educação/UTIC/PY. Mestre em Ciências da Educação/UDC/PY. Especialista em Educação Ambiental e Práticas Escolares/UNINTER. Licenciado em Ciências Biológicas e em Geografia/ UNEMAT. Professor efetivo na rede municipal de ensino em Guarantã do Norte/MT. E-mail: jb14costa@gmail.com,  http://lattes.cnpq.br/1230291518536655

Luciene Novais, Graduada em Letras com habilitação em Inglês. Professora. 

Doutoranda em Ciências da Educação e Mestre em Ciências da Educação/UTIC- PY. Especialista em metodologia da Língua Portuguesa. Graduada em Letras com habilitação em Inglês. Professora.  http://lattes.cnpq.br/7081423142647980

Marinalva de Sousa Barbosa, Graduada em Letras e Graduada em Pedagogia. Professora, diretora escolar.

Doutoranda em Ciências da Educação/UTIC-PY. Mestre em Ciências da Educação/UTIC-PY. Especialista em Gestão Escolar, Graduada em Letras e Graduada em Pedagogia. Professora, diretora escolar, E-mail: marinalvabarbosa100@gmail.com Lattes http://lattes.cnpq.br/6275494412888464 ORCID https://orcid.org/0009-0000-4351-54324.

Vanessa Rodrigues de Gusmão, Especialista em Gestão Pública e bacharel em Direito. Assistente em administração - Instituto Federal de Alagoas Campus Murici-AL.

Doutoranda em Ciências da Educação/ UTIC - PY. Mestre em Criminologia. Especialista em Gestão Pública e bacharel em Direito. Assistente em administração - Instituto Federal de Alagoas Campus Murici-AL. E-mail: vanessagusmao21@hotmail.com Lattes: https://lattes.cnpq.br/2354311172862115.

Fonte: Eliene Pereira da Silva Dias (2023).

Downloads

Publicado

2023-08-15