A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA AQUISIÇÃO DE CONTROLE DO COMPORTAMENTO SOCIAL EM ADOLESCENTES DE 12 A 15 ANOS.
Resumo
RESUMO
Esta pesquisa apresenta a influência da música na aquisição de controles do comportamento social em adolescentes de 12 a 15 anos. Tem como finalidade analisar as contribuições da música no comportamento social dos adolescentes, identificando os sentimentos ocasionados através da música, apontando os processos de identificação adquiridos pelos adolescentes a partir da música e descrevendo as mudanças comportamentais dos adolescentes em frente à musicalidade. A música ajuda o adolescente na construção de uma nova identidade, pois sensibiliza a resistência, aflora a criatividade e estimula o cognitivo. A adolescência é uma fase muito complexa e cheia de questionamentos, muitos dos adolescentes que estão transitando nesta fase, mantém diante da sociedade comportamentos diferenciados. Esta pesquisa foi dividida em forma de capítulos para a melhor compreensão. Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva e quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário fechado contendo 18 perguntas, com uma amostra de 10% dos adolescentes que frequentaram as aulas da modalidade música da instituição de ensino de Julho a Novembro. Os resultados comprovaram que 100% dos adolescentes notaram uma melhora no comportamento a partir da música e perceberam que a música melhora no relacionamento com as pessoas, notou-se através da pesquisa que 100% dos adolescentes evocam sentimentos através da música seja feliz, triste, ou de relaxamento, 90% dos adolescentes tem uma relação afetiva com a música 70% dos adolescentes passam pelo processo de identificação com a música e 90% afirmam que a música ajuda na construção de uma nova identidade. Portanto, pode-se afirmar a partir dos resultados que os objetivos foram atingidos.
Palavras-chave: Música; Adolescente; Adolescência; Comportamentos.
ABSTRACT
This research presents the influence of music on the acquisition of social behavior controls in adolescents aged 12 to 15 years. It aims to analyze the contributions of music in the social behavior of adolescents, identifying the feelings caused by music, pointing out the identification processes acquired by adolescents from music and describing the behavioral changes of adolescents in relation to musicality. Music helps teenagers build a new identity, as it sensitizes resistance, brings out creativity and stimulates cognitive skills. Adolescence is a very complex phase and full of questions, many of the adolescents who are going through this phase maintain different behaviors in society. This research was divided into chapters for better understanding. A descriptive and quantitative field research was carried out. Data collection was carried out through a closed questionnaire containing 18 questions, with a sample of 10% of the adolescents who attended the music classes at the educational institution from July to November. The results showed that 100% of adolescents noticed an improvement in behavior from music and realized that music improves their relationships with people, it was noted through the research that 100% of adolescents evoke feelings through music, whether happy, sad, or relaxing, 90% of adolescents have an affective relationship with music 70% of adolescents go through the process of identifying with music and 90% say that music helps in building a new identity. Therefore, it can be stated from the results that the objectives were achieved.
Keywords: Music; Adolescent; Adolescence; Behaviors.