INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO.

Autores

  • Afonso Fonseca Fernandes Professor na Faculdade UnitBrasil.

Resumo

RESUMO

A Inteligência Artificial – IA estar a cada dia mais presente em nossas vidas. Isso é evidente nos navegadores de internet como Microsoft Edge com o buscador Bing, no navegador Opera com a Aria e o Chrome com o Bard. Não obstante, se desejarmos algo mais específico, tem-se o ChatGPT 3.0 que é gratuito e qualquer pessoa pode ter acesso a partir de um cadastro. Também há a DALL-E 2, para os entusiastas de gerar novas imagens ou mesmo o ChatPDF que faz resumos a partir de textos em PDF. Assim, são mais de uma dúzia de IAs que estão disponíveis e gratuitas para serem acessadas e ainda há vários laboratórios desenvolvendo novas IAs para atuarem em atividades específicas.Desta forma, a aplicação de IAs vão desde implementação em equipamentos até jogos eletrônicos, perpassando pelas assistentes virtuais e internet banking. E, a educação não está fora dessa ferramenta revolucionária.O acesso e as aplicações das IAs estão mais fáceis, porém, apesar de fornecerem tantos benefícios no quotidiano, também apresentam desafios que vão desde a segurança nacional até o plágio nas escolas.A IA aplicada à educação é considera uma pesquisa multidisciplinar por contemplar a IA que é pertence a área de tecnologia e o sistema de ensino-aprendizagem (SENAI, 2018).Além disso, a IA está sendo também implementada à educação básica no Brasil, e de acordo com Camada e Durães (2020) os resultados da pesquisa apontam para a possibilidades de pesquisa e aplicações na educação básica brasileira.

Palavras-chave: ChatGPT; Benefício da IA; O uso da IA na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afonso Fonseca Fernandes, Professor na Faculdade UnitBrasil.

Técnico em Patologia Clínica. Analista de O & M. É professor pelo tempo parcial na FMF|Wyden com vínculo CLT. Atualmente desenvolve atividades de Analista Administrativo em Segurança da Informação em empresa de TIC. Possui Graduação em Ciências Econômicas, Graduação em Ciências Biológicas, Graduação em Administração. Além disso, possui Especialização em Administração de Empresas Privadas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Especialização em Gestão pela Qualidade Total - UFAM. Master of Business Administration (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Master of Business Administration (MBA) Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios na Fundação Getúlio Vargas - FGV, Mestrado em Economia pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF, Doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF, Doutorando em Administração pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR/CE. É avaliador ad-hoc das Revistas Nexus - IFAM/AM. É Autor do Livro de Macroeconomia: Inflação, desemprego e Taxa de juros: a curva de Phillips e a regra de Taylor para a economia brasileira. Possui publicações acadêmicas científicas em Congressos, Encontros e Conferências nacionais e internacionais. Tem interesse na área de Ciências Biológicas, com ênfase em Zoologia; na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, Finanças e Economia de Empresas; na área de Administração, com ênfase em Gerenciamento de Projetos, Gestão da Qualidade, Métodos Quantitativos, Governança Corporativa, Gestão de Risco e Compliance.

Fonte: Afonso Fonseca Fernandes (2023).

Downloads

Publicado

2023-06-29