A PERCEPÇÃO DO ALUNO DE PSICOLOGIA SOBRE OS DESAFIOS VIVENCIADOS NO PRIMEIRO PERÍODO DA GRADUAÇÃO.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV).
  • Rogério Vieira Primo Professor de graduação e Pós-graduação. Mestre em Administração. Especialista em Educação Matemática; Gestão Financeira de Empresas; Gestão empresarial pela PUC Minas. Especialista Gestão Escolar pela Unipac e Marketing e Gestão Estratégica de Comunicação e Informação.

Resumo

RESUMO

No decorrer dos períodos iniciais do Curso de Psicologia as experiências vivenciadas pelos alunos e a necessidade de se readaptarem em diversos aspectos de suas vidas podem influenciar na permanência do discente no ensino superior e/ou interferir no seu sucesso acadêmico. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos do Curso de Psicologia de uma instituição de ensino superior de Governador Valadares – MG sobre os principais desafios vivenciados pelos mesmos no primeiro período da graduação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, e de objetivo descritivo. Quanto aos procedimentos, é uma pesquisa de levantamento, descritiva, e de caráter transversal. Uma análise qualitativa foi empregada a fim de possibilitar a sistematização dos dados de forma descritiva. Participaram deste estudo 13 (treze) alunos de ambos os gêneros, matriculados e frequentes no primeiro período noturno do Curso de Psicologia de uma Instituição de ensino superior de Governador Valadares – MG. A coleta de dados foi realizada com base na aplicação de um questionário on-line, via Google Forms, composto por uma questão aberta e duas questões fechadas. Com base na realização deste estudo constatou-se que os principais desafios vivenciados pelos participantes desta pesquisa são: organização do tempo; adaptação a nova rotina; estabelecer um método eficaz de estudo; o cansaço ocasionado pela necessidade de conciliar os estudos com outras atividades do dia a dia; o aumento do nível de ansiedade; adaptação ao método de ensino e aos recursos pedagógicos adotados por alguns professores; e a adaptação aos ambientes virtuais utilizados pelos alunos no decorrer da graduação. Estes dados demonstram à importância de as instituições de ensino superior estar atentas e sensíveis as necessidades colocadas pelos discentes vinculados aos Cursos de Psicologia, a fim de adotarem medidas preventivas e/ou interventivas que possam minimizar os impactos causados por tais desafios, contribuindo para a adaptação, permanência, conclusão do Curso, promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade acadêmica.

Palavras - chave: Alunos. Graduação. Psicologia. Desafios.

 

ABSTRACT

During the initial periods of the Psychology Course, the experiences lived by the students and the need to readapt to different aspects of their lives can influence the student's permanence in higher education and/or interfere with their academic success. In this sense, this article aims to analyze the perception of students of the Psychology Course at a higher education institution in Governador Valadares - MG about the main challenges experienced by them in the first period of graduation. This is a research with a qualitative approach, of a basic nature, and with a descriptive objective. As for the procedures, it is a survey, descriptive, and cross-sectional. A qualitative analysis was used in order to allow the systematization of data in a descriptive way. Thirteen (13) students of both genders participated in this study, enrolled and attending the first night period of the Psychology Course at a higher education institution in Governador Valadares - MG. Data collection was carried out based on the application of an online questionnaire, via Google Forms, consisting of an open question and two closed questions. Based on this study, it was found that the main challenges experienced by participants in this research are: organization of time; adaptation to the new routine; establish an effective method of study; the tiredness caused by the need to reconcile studies with other day-to-day activities; increased level of anxiety; adaptation to the teaching method and pedagogical resources adopted by some teachers; and adapting to the virtual environments used by students during graduation. These data demonstrate the importance of higher education institutions being attentive and sensitive to the needs posed by students linked to Psychology Courses, in order to adopt preventive and/or interventional measures that can minimize the impacts caused by such challenges, contributing to the adaptation , permanence, conclusion of the Course, health promotion and quality of life of the academic community.

 Keywords: Students. Graduation. Psychology. Challenges.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV).

Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com

Rogério Vieira Primo, Professor de graduação e Pós-graduação. Mestre em Administração. Especialista em Educação Matemática; Gestão Financeira de Empresas; Gestão empresarial pela PUC Minas. Especialista Gestão Escolar pela Unipac e Marketing e Gestão Estratégica de Comunicação e Informação.

Professor de graduação e Pós-graduação. Mestre em Administração. Especialista em Educação Matemática; Gestão Financeira de Empresas; Gestão empresarial pela PUC Minas. Especialista Gestão Escolar pela Unipac e Marketing e Gestão Estratégica de Comunicação e Informação. E-mail: rogerioprimo@unipac.br

Fonte: Clenilton Martins Faria, 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-29