REAL DIGITAL.

Autores

  • Afonso Fonseca Fernandes Gerente de Integridade, Compliance e Gestão de Risco em empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.

Resumo

RESUMO

A primeira moeda do Brasil foi cunhada em 1694 na “Casa da Moeda da Bahia” e desde desta época a moeda mudou nove vezes ao longo da história, numa escala de evolução de corte de zeros em razão das crises inflacionária enfrentadas pelo país. Não obstante, em 1964, houve a estabilização da economia no Brasil. No primeiro momento da estabilização, o Real teve a mesma paridade do dólar, porém ao longo dos anos, este vem perdendo valor de maneira lenta. Então, vamos a um pouco da evolução da moeda: De acordo com o site VejaSP, na reportagem “A evolução da moeda brasileira: uma breve história do nosso dinheiro desde os tempos do Império”, “O período Real teve a moeda Real Império de 1833 a 1888, nesse período o sistema monetário do Brasil baseou-se no de Portugal, porém era mais conhecido por “réis”.

Palavras-chave: Moeda Real; Real República; Cruzeiro Novo; Cruzeiro; Cruzado; Cruzado Novo.

Biografia do Autor

Afonso Fonseca Fernandes, Gerente de Integridade, Compliance e Gestão de Risco em empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.

Economista, Biólogo e Administrador. Especialização em Administração de Empresas Privadas pela FGV. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Administração pela Universidade de Fortaleza. Revisor de revistas científicas. Consultor e Coordenador há 10 anos na área da qualidade ISO 9000 e programa 5S´s e indicadores da qualidade em várias empresas. Avaliador do Programa de Qualidade Amazonas. Auditor interno em empresa estatal de economia mista e Auditor interno da Qualidade. Instrutor de cursos de Responsabilidade socioambiental e ISO 9000 para empresas privadas e órgãos públicos. Professor há 20 anos em Instituições de Ensino Superior ministrando aula para Graduação e Pós-graduação nos cursos de MBA em Gestão de projetos, Gestão da qualidade e Gestão de empresas e negócios. Autor de vários artigos e capítulos de livros na área de administração. Atualmente é Gerente de Integridade, Compliance e Gestão de Risco em empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.

Fonte: Afonso Fonseca Fernandes (2023).

Downloads

Publicado

2023-04-25