MAPA PÉYARA COMO APOIO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO AMAZONAS.

Autores

  • Claudia Guerra Monteiro Universidade Federal do Amazonas (Faculdade de Educação).
  • Silone Guimarães Nogueira Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Centro de Mídias).
  • Guilherme Pereira Lima Filho Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Centro de Mídias).

Resumo

 

RESUMO

O cenário educacional desta pesquisa foi o Amazonas e aborda a criação de um mapa para cegos e baixa visão “gestado” na Faculdade de Educação, no Núcleo de Pesquisa EDUCOTEC, com apoio da Pró- Reitoria de Tecnologia e Inovação (PROTEC), e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Neste artigo, faremos uma análise da pesquisa realizada com o PEYARA o mapa do Amazonas e verificaremos a trajetória passada pelos pesquisadores na busca de recursos para transformá-lo em produto para as escolas públicas. O mapa propõe uma nova abordagem comunicacional aos estudantes cegos e de baixa visão com possibilidade de lhes garantir uma educação Inclusiva que lhe assegure o direito de aprender brincando.  A pesquisa foi centrada na proposta inovadora de criação de um mapa tendo como base o contexto Amazônico onde os estudantes pouco conhecem os contextos políticos, econômicos, sociais, históricos e educacionais do seu estado. A proposta inicial trabalha uma  ferramenta inovadora que surge para ajudar os estudantes e professores a diminuir as barreiras s existentes na escola e propõe ajudá-los a se socializar e descobrir o mundo ao seu redor. O Pé-Yara são mais do que um mapa; é um jogo que além de ser “quebra-cabeça” com peças em madeira nas formas dos municípios do estado do Amazonas, propõe uma interação o com a tecnologia educomunicacional. Com pedido de Patente já feita pela Pró Reitoria de Tecnologia e Inovação (PROTEC), a Universidade Federal do Amazonas aguarda os trâmites do processo para viabilizar o mais novo produto patenteado e tombado pela UFAM. O Pé-Yara, o mapa Tátil Mapa do Amazonas foi criado com base em teorias construtivistas e interacionismo social, a fim de promover o desenvolvimento de conhecimento para crianças e jovens de hoje.

Palavras-chave: Geografia; mapa; deficiência visual; interface.

Biografia do Autor

Silone Guimarães Nogueira, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Centro de Mídias).

Universidade Federal do Amazonas (Faculdade de Educação). Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Centro de Mídias).

Guilherme Pereira Lima Filho, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Centro de Mídias).

Universidade Federal do Amazonas (Faculdade de Educação). Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Centro de Mídias).

Fonte: Claudia Guerra Monteiro (2023).

Downloads

Publicado

2023-04-25