A PROVA SAEB E A CONTRIBUIÇÃO DOS SEUS DESCRITORES PARA ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA.

Autores

  • Alexandre Correia da Silva Jesus Ciências da Educação da Universidad Tecnologica Intercontinental - Asunción/ Paraguay.
  • José Maurício Diascânio Ciências da Educação da Universidad Tecnologica Intercontinental - Asunción/ Paraguay.

Resumo

RESUMO

A ideia deste trabalho é apresentar como a Matriz de Referência da prova SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, contribuiu para uma das ações pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação do município de Santo Estêvão junto aos gestores e professores. A abordagem traz uma perspectiva de como os professores de Língua Portuguesa podem/devem atuar diante dos conteúdos e conceitos abordados pela Matriz de Referência de Língua Portuguesa durante as aulas do Ensino Fundamental anos finais. Os resultados primários apontam que as estratégias de melhoria nos índices de proficiência leitora no município tem-se elevado porque os professores vem fazendo uso dos descritores e das habilidades ali empregadas para elaboração das questões do exame na política de avaliação de aprendizagem Ao adotar estratégias que envolvem atividades de sala de aula, oportunizamos a reflexão de que os resultados de um exame educacional em larga escala devem gerar discussão e intervenção. , além de proporcionar uma mudança de hábito à crítica pela crítica do Sistema de Avaliação.

Palavras-chave: Avaliação Externa; Intervenção; Resultado.

Biografia do Autor

Alexandre Correia da Silva Jesus, Ciências da Educação da Universidad Tecnologica Intercontinental - Asunción/ Paraguay.

Mestrando em Ciências da Educação da Universidad Tecnologica Intercontinental - Asunción/ Paraguay, fruto da pesquisa de dissertação.

José Maurício Diascânio, Ciências da Educação da Universidad Tecnologica Intercontinental - Asunción/ Paraguay.

Professor Pós-Doutor, orientador da pesquisa.

Fonte: Alexandre Correia da Silva Jesus (2023).

Downloads

Publicado

2023-04-25