O NOVO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE GEOGRAFIA.

Autores

  • Elane Lopes Monteiro Mestranda em Ciência da Educação, Especialista em História e Geografia, Especialista em Educação Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Modalidade Educação Escolar Indígena – Professora da SEMED.
  • Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif Técnica em Educação na Universidade Federal do Amazonas; Pós-graduada em Direito Público, Privado e Administrativo.
  • Emanuele Martins Teles Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.
  • Maria de Nazaré Teles de Lima Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Sebastião Perez Souza Mestrando em Ciência da Educação, Especialista em Libras, Ead, Técnico em Libras – Professor da SEDUC.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Wendell Teles de Lima Pós Doutor em Geografia – Professor da UEA.

Resumo

RESUMO

 O presente artigo busca refletir o “novo ensino médio” e sua repercussão no ensino desse período.  Uma das principais discussões no ramo da educação tem sido a reforma do novo ensino médio. O novo ensino médio foi modificado no ano de 2022, no século XXI. Esta Geografia ensinada na educação básica tem sido alvo de diversas discussões e reflexões, sobre o desafio dos professores em ensinar a geografia. Diante das reforma no ensino médio, deixa exposta alguns problemas, repercutindo em todas as disciplinas, como no formato do ensino de geografia. Interferindo de forma direta na formação dos alunos dos cursos de licenciaturas, ou seja, isso implica na forma de apresentação da disciplina pelos professores aos alunos. Os cursos devem se adaptar a uma nova realidade para o ensino, tendo em vista que esse artigo vem contribuir no ensino de geografia, como deve ser pensado com essas mudanças, tendo em vista no seu desenvolvimento a pesquisa bibliográfica ao longo da formação deste artigo. 

 Palavras - chave: Novo Ensino Médio, Geografia, Novo Formato.

 

RESUMEN

Este artículo busca reflexionar sobre la “nueva escuela secundaria” y su repercusión en la enseñanza en ese período. Una de las principales discusiones en el campo de la educación ha sido la reforma de la nueva escuela secundaria. El nuevo liceo fue modificado en el año 2022, en pleno siglo XXI. Esta Geografía enseñada en la educación básica ha sido objeto de varias discusiones y reflexiones sobre el desafío de los docentes en la enseñanza de la geografía. Frente a las reformas en la educación secundaria, expone algunos problemas, que afectan a todas las disciplinas, como el formato de enseñanza de la geografía. Interferir directamente en la formación de los estudiantes en las carreras de grado, es decir, esto implica la forma en que los docentes presentan la disciplina a los estudiantes. Los cursos deben adaptarse a una nueva realidad para la enseñanza, considerando que este artículo contribuye a la enseñanza de la geografía, cómo se deben pensar estos cambios, considerando el desarrollo de la investigación bibliográfica a lo largo de la formación de este artículo.   

Palabras – clave: Nueva Escuela Secundária, Geografía, Nuevo Formato.

Biografia do Autor

Elane Lopes Monteiro, Mestranda em Ciência da Educação, Especialista em História e Geografia, Especialista em Educação Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Modalidade Educação Escolar Indígena – Professora da SEMED.

Mestranda em Ciência da Educação, Especialista em História e Geografia, Especialista em Educação Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Modalidade Educação Escolar Indígena – Professora da SEMED. E-mail: nazateles45@gmail.com

Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif, Técnica em Educação na Universidade Federal do Amazonas; Pós-graduada em Direito Público, Privado e Administrativo.

Formada em Direito pela Faculdade Luterana de Manaus. Exerce função de Técnica em Educação na Universidade Federal do Amazonas; Pós-graduada em Direito Público, Privado e Administrativo. E-mail: dailiana4@gmail.com

Emanuele Martins Teles, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

Sebastião Perez Souza, Mestrando em Ciência da Educação, Especialista em Libras, Ead, Técnico em Libras – Professor da SEDUC.

Mestrando em Ciência da Educação, Especialista em Libras, Ead, Técnico em Libras – Professor da SEDUC.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Titular, Classe E, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pós- doutor em Psicologia Social e do Trabalho (USP), Doutor em Psicologia Clínica (USP), Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Okayama – Japão. Atualmente Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Wendell Teles de Lima, Pós Doutor em Geografia – Professor da UEA.

Pós Doutor em Geografia – Professor da UEA. E-mail: wendelltelesdelima@gmail.com

Fonte: Elane Lopes Monteiro (2023).

Downloads

Publicado

2023-04-25