O FUTURO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – SNE.
Resumo
RESUMO
Os principais agentes da educação, a exemplo de gestores, educadores e sociedade organizada, tem acompanhado a tramitação do PLP 235/19 que trata do Sistema Único de Educação no Brasil, haja vista a possibilidade de melhorias nas políticas públicas na área rumo à consolidação de mudanças no aprendizado. Em especial pelos desafios de gestão do Ensino impostos pela pandemia e que fizeram refletir sobre este futuro, aguarda-se um documento representativo dos movimentos de atuação colaborativa dos entes subnacionais e as vantagens de apoio técnico e financeiro relacionadas. Este debate reúne as questões sobre diálogo federativo e formação de parcerias para aperfeiçoar o processo de avaliação, conteúdos e qualidade do ensino. Trata-se da possibilidade de encadeamento dos diversos elementos que respondam ao paradigma de obtenção de resultados práticos e que estão pautados em: metodologias ativas, novos conteúdos, diálogo com as empresas e sociedade, organização mais democrática e efetividade de coordenação. Vislumbrar um Sistema Nacional de Educação nos faz crer em viabilização, especialmente se as autoridades, sociedade civil, corporações e entidades deste segmento cuidarem para aplicar recursos nas iniciativas públicas e privadas em grau mais consistente e adequado.
Palavras-chave: SNE, Educação, Congresso, Aprovação do SNE e Arranjos Educacionais.
ABSTRACT
The main agents of Education, such as managers, educators and organized society, have followed the processing of PLP 235/19, which deals with the Unified Education System in Brazil, given the possibility of improvements in public policies in the area and in the consolidation of learning changes. In particular, given the teaching management challenges imposed by the pandemic and which made us reflect on this future, a document representing the collaborative action movements of subnational entities and the related technical and financial support advantages is awaited. This debate brings together questions about federative dialogue and the formation of partnerships to improve the evaluation process, contents and quality of teaching. It is about the possibility of concatenating several elements that respond to the paradigm of obtaining practical results and which are listed in: active methodologies, new content, dialogue with companies and society, more democratic organization and effective coordination. Envisioning a National Education System makes us believe in feasibility, especially if the authorities, civil society, corporations and entities in this segment take care to apply resources in public and private initiatives in a more consistent and adequate degree.
Keywords: SNE, Education, Congress, SNE Approval and Educational Arrangements.