TRABALHANDO GÊNERO: UM DESAFIO NO CONTEXTO ESCOLAR.

Autores

  • Emanuele Martins Teles Curso de Mestrado Profissional e Tecnológico/IFAM/2022.
  • Maria de Nazaré Teles de Lima Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

A questão de gênero deve ser abordada nas escolas de forma responsável e planejada; não podendo ser, portanto, negligenciada. As disciplinas ministradas em sala de aula devem ser pautadas a partir da diversidade dos alunos no contexto escolar, tendo em vista, que eles são parte da sociedade. Essa pesquisa teve cunho bibliográfico, amparando-se em levantamento ou revisão de obras publicadas sobre a teoria que direcionaram o trabalho cientificamente. O tema tratado apresenta uma reflexão acerca dos padrões sociais vigentes e a sexualidade do indivíduo como ser social, mas, ao mesmo tempo, ser capaz de tornar-se individual e sensível frente à compreensão e aceitação no ambiente escolar. 

Palavras- chave: Gênero, ambiente escolar, sociedade, aluno.

 

ABSTRACT

The gender issue must be addressed in schools in a responsible and planned way; therefore cannot be neglected. The subjects taught in the classrom should be guided by the diversity of students in the classroom, considering tha they are part of society and these issues, which have numerous biases in the contradictory society to which they are part. This research had a bibliographic nature, supported by a survey or review of published works on the theory that guided the work scientifically. The subject dealt with presents a reflection on the  current social standards and the sexuality of the individual as a social being, but, at the same time, being able to become individual sensitive in the face of understanding and acceptance in the school environment.

Keywords: GENDER, SCHOOL ENVIRONMENT, SOCIETY, STUDENT.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuele Martins Teles, Curso de Mestrado Profissional e Tecnológico/IFAM/2022.

Aluna Especial do Curso de Mestrado Profissional e Tecnológico/IFAM/2022.

Maria de Nazaré Teles de Lima, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Profa. Dra. do Curso de Pedagogia da UFAM.

Fonte: Emanuele Martins Teles (2023).

Downloads

Publicado

2023-03-22