A UTILIZAÇÃO DA GAMETERAPIA NO PROGRAMA DE CINESIOTERAPIA LABORAL COMO TRATAMENTO DE SINTOMAS DE DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO.
Resumo
RESUMO
A permanência prolongada em posições estáticas durante a jornada de trabalho é fator de risco para o desenvolvimento de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), que tem acometido os trabalhadores de modo crescente e intermitente. Dentre as abordagens preventivas e reabilitadoras, a gameterapia tem ganho espaço, pois configura um recurso terapêutico realizado com a utilização de videogames com potencial de viabilizar o processo de estimulação motora e/ou cognitiva, simulando movimentos de esportes com precisão e realismo. Desta forma, o objetivo do estudo foi avaliar a eficácia da gameterapia no programa de cinesioterapia laboral para prevenir DORTs no âmbito ocupacional. Foi realizada uma pesquisa experimental, com abordagem quantitativa, com 08 (oito) funcionários do setor administrativo de uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Paulista-PE, que foram divididos em dois grupos: experimental – submetido a gameterapia e; controle – submetido a dinâmicas e circuitos de cinesioterapia. Para efeito comparativo utilizou-se a Escala Visual Analógica da Dor; além, de um questionário semiestruturado para coleta de dados clínicos e laborais. A amostra mostrou-se homogênea quanto à sua caracterização pessoal e profisisonal. Houve redução estatística significativa na presença de sintomas dolorosos (p=0,040) e na classificação da intensidade da dor após o tratamento no GE em comparação ao GC (p=0,046). Os achados da presente pesquisa apontam para a eficácia da utilização da gameterapia com o uso do console Nintendo switch no tratamento de sintomas de distúrbios osteomusculares de trabalhadores do setor administrativo de uma instituição de ensino superior de Pernambuco.
Palavras-chave: Gameterapia. Cinesioterapia Laboral. Distúrbios osteomusculares.
ABSTRACT
Prolonged permanence in static positions during the working day is a risk factor for the development of Work-Related Musculoskeletal Disorders (WMSDs), which have increasingly and intermittently affected workers. Among the preventive and rehabilitative approaches, game therapy has gained ground, as it configures a therapeutic resource performed with the use of video games with the potential to enable the process of motor and/or cognitive stimulation, simulating sports movements with precision and realism. Thus, the objective of the study was to evaluate the effectiveness of game therapy in the labor kinesiotherapy program to prevent WMSDs in the occupational context. Experimental research was carried out, with a quantitative approach, with 08 (eight) employees of the administrative sector of a private Higher Education Institution in the city of Paulista-PE, who were divided into two groups: experimental – submitted to game therapy and; control – submitted to kinesiotherapy dynamics and circuits. For comparative purposes, the Visual Analog Pain Scale was used; in addition, a semi-structured questionnaire to collect clinical and labor data. The sample was homogeneous in terms of personal and professional characterization. There was a statistically significant reduction in the presence of painful symptoms (p=0.040) and in the classification of pain intensity after treatment in the EG compared to the CG (p=0.046). The findings of this research point to the effectiveness of using game therapy with the use of the Nintendo switch console in the treatment of symptoms of musculoskeletal disorders in workers in the administrative sector of a higher education institution in Pernambuco.
Keywords: Gametherapy. Labor Kinesiotherapy. musculoskeletal disorders.