O DESAFIO DO MARKETING DIGITAL NO SÉCULO XXI.
Resumo
RESUMO
Em tempos de redes sociais, Podcast, Videocast, Metaverso, Bots, Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD no Brasil e General Data Protection Regulation - GDPR na Europa, pergunta-se: qual o principal desafio do marketing digital em influenciar consumidores? Mas, antes de começarmos a discorrer sobre o marketing digital, é bom conhecermos a sua definição, então vamos a uma rápida definição, conforme o site orgânicadigital, na reportagem: “16 maiores tendências de marketing digital para 2022”: “marketing digital é um conjunto de táticas digitais que as empresas utilizam para atingir seus objetivos de marketing que podem ser: conquistar clientes, desenvolver marca ou mesmo se conectar com o seu público-alvo”. Já no site Sebrae Respostas, em “resposta sobre a pergunta: o que é marketing digital para Kotler?” a resposta foi “o marketing digital ou marketing 4.0 é o marketing atualizado que compreende o consumidor conectado, que no momento da compra, considera informações a respeito da empresa e do produto”. Desta forma, quando se elabora uma estratégia de marketing de uma empresa que tem em seus negócios produtos/serviços voltados para um público de pessoas que em sua maioria são jovens consumidores e que esses estão constantemente “conectados” num mundo virtual, é recomendável que essa estratégia contemple o marketing digital sob pena de não maximizar os investimentos dedicados à área de marketing ou mesmo de sobreviver no mercado atual... isso mesmo, já é uma questão de sobrevivência! pois num mercado tão dinâmico e digital como estamos vivenciando, não é mais possível adotar a técnica de “tentativa e erro”, principalmente se os investimentos forem vultuosos.
Palavras-chave: Marketing digital; Consumidor; Mundo virtual.