ENTENDENDO A POPULAÇÃO BRASILEIRA.

Autores

  • Wendell Teles de Lima Professor da UEA, Pós-Doutor em Geografia.
  • Christophe Sylas do Nascimento Laurentino Licenciando Em Geografia – UEA.
  • Elivane Rodrigues de Souza Tecnólogo Em Gestão Pública, Licenciando Em Geografia – UEA.
  • Sebastião Perez Souza Licenciado em pedagogia, Professor da SEDUC-AM, Especialista em Libras, Técnico e Tradutor em Libras.
  • Aluízio Lopes da Silva Junior Professor da SEDUC, Graduado em Geografia pela UFAM – Manaus.
  • Maria de Nazaré Teles de Lima Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Emanuele Martins Teles Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, Mestranda no Mestrado Profissional do IFAM-Manaus.
  • Ederson da Silva Silva Graduado em Geografia Pelo CSTB – UEA, Professor da Seduc, Mestrando no Paraguai.
  • Ana Maria Libório Oliveira Professora do IFB, doutora em Educação, Mestra em Estudos Amazônicos, Licenciada em Matemática. Membro dos núcleos de pesquisa GPEG-UEA e NEPECS - IFG.

Resumo

RESUMO

Este artigo finaliza para o estudo da população brasileira, seu comportamento e suas novas demandas, com a transição demográfica vivida no país, tendo a implicação direta nas mudanças das políticas públicas no país para a sua nova demanda com o novo perfil da população do país tendo a pesquisa bibliográfica trabalhada com o assunto, portanto, sendo necessário a compreensão do fenômeno no país.  

Palavras-chave: população, transição demográfica, análise espacial.  

 

RESUMEN

Este artículo concluye con el estudio de la población brasileña y su comportamiento y sus nuevas demandas, con la transición demográfica experimentada en el país, teniendo una implicación directa en los cambios de políticas públicas en el país para su nueva demanda con el nuevo perfil de la población del país teniendo la investigación bibliográfica trabajada con el tema, por lo tanto, siendo necesaria la comprensión del fenómeno en el país.

 

Palabras clave: población, transición demográfica, análisis espacial

 

ABSTRACT

This article concludes with the study of the Brazilian population and its behavior and its new demands, with the demographic transition experienced in the country, having a direct implication in the changes of public policies in the country for its new demand with the new profile of the population of the country having the bibliographical research worked with the subject, therefore, being necessary the understanding of the phenomenon in the country.

Keywords: population, demographic transition, spatial analysis.

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Biografia do Autor

Wendell Teles de Lima, Professor da UEA, Pós-Doutor em Geografia.

Professor da UEA, Pós-Doutor em Geografia.

Christophe Sylas do Nascimento Laurentino, Licenciando Em Geografia – UEA.

Licenciando Em Geografia – UEA.

Elivane Rodrigues de Souza, Tecnólogo Em Gestão Pública, Licenciando Em Geografia – UEA.

Tecnólogo Em Gestão Pública, Licenciando Em Geografia – UEA.

Sebastião Perez Souza, Licenciado em pedagogia, Professor da SEDUC-AM, Especialista em Libras, Técnico e Tradutor em Libras.

Licenciado em pedagogia, Professor da SEDUC-AM, Especialista em Libras, Técnico e Tradutor em Libras.

Aluízio Lopes da Silva Junior, Professor da SEDUC, Graduado em Geografia pela UFAM – Manaus.

Professor da SEDUC, Graduado em Geografia pela UFAM – Manaus.

Maria de Nazaré Teles de Lima, Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.

Professora da UFAM, Mestre.

Emanuele Martins Teles, Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, Mestranda no Mestrado Profissional do IFAM-Manaus.

Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, Mestranda no Mestrado Profissional do IFAM-Manaus. 

Ederson da Silva Silva, Graduado em Geografia Pelo CSTB – UEA, Professor da Seduc, Mestrando no Paraguai.

Graduado em  Geografia Pelo CSTB – UEA,  Professor da Seduc, Mestrando no Paraguai.

Ana Maria Libório Oliveira, Professora do IFB, doutora em Educação, Mestra em Estudos Amazônicos, Licenciada em Matemática. Membro dos núcleos de pesquisa GPEG-UEA e NEPECS - IFG.

Professora do IFB, doutora em Educação, Mestra em Estudos Amazônicos, Licenciada em Matemática. Membro dos núcleos de pesquisa GPEG-UEA e NEPECS - IFG.

Fonte: Kemel Barbosa (2022).

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Publicado

2022-12-02