A PANDEMIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL TENENTE. BRIGADEIRO EDUARDO GOMES.
Resumo
RESUMO
O estudo apresenta como objetivo maior relatar as experiências vivenciadas no? supervisionado em tempos de pandemia, na escola pública “Tenente Brigadeiro Eduardo Gomes”, no município de Santa Isabel do Rio Negro - AM. Essa experiência pode ser classificada como o estudo de caso, que contou com pesquisas Bibliográficas para avaliação dos conhecimentos presenciados e adquiridos durante as observações em campo. As partir da observação participante, serão destacadas informações obtidas sobre esse estudo que foram: os alunos estão sendo atendidos com o ensino remoto com a participação por aplicativos como WhatsApp, mas, devido a maioria dos alunos não terem acesso à internet, a instituição opto pelo o ensino híbrido com a confecção e impressão de atividades entregues em dadas marcadas pela escola para os responsáveis. As atividades eram retornadas muitas vezes através de grupos de WhatsApp, criado pelos professores com permissão dos pais para aqueles alunos com acesso à internet, para os que não tinha acesso à internet os responsáveis se encarregavam de ir deixar na escola. Devido ao período pandêmico, na escola os profissionais fizeram rodízio de fluxo para evitar aglomeração, nesse período todos professores se dedicaram e se esforçaram para motivar os alunos e pais a não desanimarem durante o isolamento social. Por fim, a pandemia trouxe mudanças que afetou direta e indiretamente a educação e nas escolas, e também fez mudanças radicais em todos os seres humanos e em seu modo de viver. Diante dessa situação, é importante destacar que atualmente precisaremos de pessoas e profissionais capazes de se reinventar e quebrar barreiras, que se preocupem com os cuidados de prevenção, como o ensino e a aprendizagem dos alunos e o mais importante que valorize os estudantes como o futuro da humanidade.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Pandemia, alunos.
ABSTRACT
The study's main objective is to report the experiences lived in the? supervised in times of a pandemic, at the public school "Lieutenant Brigadeiro Eduardo Gomes", in the municipality of Santa Isabel do Rio Negro - AM. This experience can be classified as a case study, which included bibliographic research to assess the knowledge witnessed and acquired during field observations. From the participant observation, information obtained about this study will be highlighted, which were: students are being attended with remote teaching with participation by applications such as WhatsApp, but, because most students do not have access to the internet, the institution chooses blended learning with the creation and printing of activities delivered on dates set by the school for those responsible. Activities were returned many times through WhatsApp groups, created by teachers with parental permission for those students with internet access, for those who did not have internet access, those responsible were responsible for dropping them off at school. Due to the pandemic period, at school, professionals made flow rotation to avoid agglomeration, in this period all teachers dedicated themselves and struggled to motivate students and parents not to be discouraged during social isolation. Finally, the pandemic brought changes that directly and indirectly affected education and schools, and also made radical changes in all human beings and in their way of living. In view of this situation, it is important to highlight that currently we will need people and professionals capable of reinventing themselves and breaking barriers, who are concerned with preventive care, such as teaching and learning of students and most importantly, who value students as the future. of humanity.
Keywords: Supervised Internship, Pandemic, students.